IMPUTÁVEL-dir. - é quando o indivíduo, sem limitações de entendimento e/ou mental, possui a capacidade de entender o fato como íllicito e agir de acordo com este entendimento.
É aquele que pode receber acusação por meio de queixa, crime ou denúncia do órgão público pela prática de um delito. No Brasil, toda pessoa com idade acima de 18 anos é considerada imputável.
Indivíduo com mais de 18 anos, pleno gozo de suas funções neuro psiquicas, rouba um carro, sabendo que tal delito é crime.
Na CF, art. 228 e CP, art. 27, encontramos o seguinte: ?São penalmente inimputáveis os menores de 18 anos, sujeitos às normas da legislação especial"; Doença mental ou cerebral ? o CP, art. 26 e o § 2. do art. 28: "É isento de pena, o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, ou proveniente de caso fortuito ou força maior, não possuía, ao tempo da ação ou da omissão, a plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento."
É a pessoa que cometeu o fato considerado como crime, possuindo este a plena capacidade de entender o que está fazendo e de poder determinar-se, de acordo com este entendimento, se será ou não punido legalmente.
Uma pessoa que goza de capacidade plena, tem maioridade penal, e não tem nenhuma doença mental que comete um homicídio é uma pessoa imputável.
Pessoa que pode responder por seus atos; responsável por si mesma.
O réu é maior de 18 anos, por tanto é imputável.
Diz-se daquele que pode sofre as sanções da Lei, ou seja, o ser que sabe o que faz que seja maior de idade (acima de 18 anos no Brasil, Civil e Penal, sendo que no caso civil pode este ser imputável aos 16 no caso de emancipação). Velho a imputabilidade quer dizer que o cara que fez a bosta pode sofre pena (indenização, prisão e etc.)
O maior de 18 anos com discernimento sobre seus atos é imputável.
É o conjunto de condições que permita ao indivíduo ter conhecimento e discernimento dos seus atos para a prática criminosa.
Um maior de 18 anos com discernimento de memória e tido como imputável.
É QUANDO O INDIVÍDUO TEM A CAPACIDADE DE COMPREENDER O QUE É CORRETO OU NÃO, E AGE DE ACORDO COM ESSE ENTENDIMENTO.
O homem que cometeu o crime é legitimamente imputável.
É todo individuo acima de 18 anos sem limitações de entendimento e/ou mental. Ele pode receber acusação por meio de queixa, crime ou denuncia do órgão público pela prática de um delito.
A pessoa que rouba um objeto de alguém pode ser denunciada pela parte interessada e, após julgada ser punida ou não, ou seja, ela é imputável.
Outras informações sobre Imputável:
A Palavra Imputável pode ser um palavrão/ofensiva
A Palavra Imputável possui 9 Letras
A Palavra Imputável possui 4 vogais - i u a e
A Palavra Imputável possui 5 consoantes - mp t v l
A Palavra Imputável ao contrário: Levátupmi
Busca reversa Onomasiológica por Imputável
Visualize Imputável
Compare imputável com outras palavras
Descubra a diferença entre imputável e outras palavras
imputável ou inimputáveis imputável ou inimputável imputável ou inimputável imputável ou atribuível imputável ou responsável imputável ou responsável imputável ou responsabilidade imputável ou direito penal imputável ou imputabilidade imputável ou inimputabilidade imputável ou atos imputável ou sanção imputável ou lei imputável ou maioridade imputável ou pena imputável ou justiça imputável ou prisão imputável ou criminosso1 página - 7 Definições
Letra I - Ordem Alfabética 19253 Palavras
