Infoera

2 Definições encontradas.

Infoera : "info: informação", "era": época, tempo.
Infoera é a era da informação e do conhecimento. Nós estamos no início da infoera com o advento das tecnologias da comunicação, especialmente os computadores e a Internet. Cientistas sociais preveem que a partir do século XXI as revoluções não acontecerão mais pelo sangue e pelos conflitos armados, mas pelas transformações no seio da sociedade provocadas pela disseminação do conhecimento. Certamente os jovens liderarão esta esperada transformação, pois nos dias atuais possuem, além de sensibilidade e idealismo, a informação e o conhecimento.

A infoera e o Branding

A infoera, a era da informação e do conhecimento, está crescentemente se impondo na estrutura social mundial, atingindo os mais recônditos lugares de nosso planeta. A imensa revolução da informática, traduzida pela evolução tecnológica das metodologias de produção na microeletrônica, assim como pela evolução do processamento de dados e do processamento de informações e, finalmente, pela evolução tecnológica das telecomunicações propriamente ditas, está agora se espraiando, propagando-se e disseminando-se para todos os demais setores das atividades socioeconômicas. (ZUFFO, 2003)

Estamos vivenciando uma sociedade conectada, onde grande parte do tempo às pessoas estão em contato com a tecnologia. Em todos os campos de atuação é possível observarmos algum computador conectado a internet, interferindo nas transações, comunicações, nas relações pessoais e também nas relações de trabalho.

Nas transações, estamos em contato o tempo todo com as tecnologias, seja numa transação bancária, na compra de um bem ou serviço, na troca de documentos via internet. Já no que diz respeito às comunicações, podemos perceber a velocidade na troca destas. Há 20 anos atrás uma notícia poderia demorar até um mês para chegar às bancas de jornal. Hoje presenciamos em tempo real, a exemplo dos atentados ocorridos nos Estados Unidos em 11 de setembro, onde o mundo assistiu incrédulo ao impacto dos aviões nas torres gêmeas. Nas relações pessoais é possível notarmos o aumento das comunidades criadas em torno de determinado assunto, geralmente por afinidade, a exemplo dos sites de relacionamento, que são os campeões de audiência na internet e também o crescimento da blogosfera e a evolução da web para a web 2.0. Nas relações de trabalho é possível notar a tecnologia em todos os aspectos desde a extinção de muitas profissões ao surgimento de outras.

Levy, ainda afirma que: “Pela primeira vez na história da humanidade, a maioria das competências adquiridas por uma pessoa no início do seu percurso profissional estarão obsoletas no fim de sua carreira.

Nesse cenário podemos facilmente lembrar de algumas profissões que antes empregavam muita gente e que hoje não existe mais, como por exemplo a profissão de datilógrafa. E também presenciamos a criação de novas profissões, como a profissão de blogueiro e de professor on line.

Estamos passando por um momento muito criativo na web. Tal fato se dá pela liberdade que as pessoas têm de mostrar suas qualidades, sem precisar passar pela autorização de outra pessoa. Qualquer pessoa pode colocar um vídeo, um post num blog abrir seu negócio no Second Life e criar seu Pod Casting Toda essa liberdade facilita uma noção nova, a de inteligência coletiva.

Devido a essa evolução do ambiente virtual se faz necessário o estudo do branding em ambientes virtuais, para compreendermos a importância do design para as mídias digitais e interativas. Assunto que iremos abordar no próximo post.

by Luciane Chiodi
  


INFOERA - É a era da informação e do conhecimento. A informática e os modernos meios de comunicação irão possibilitar um enorme salto na evolução sócio-cultural da humanidade. Uma verdadeira revolução inicia-se, não nos moldes das sangrentas revoluções antigas, porém interna, lenta, inteligente, realmente transformadora !!

DIGITE NA PESQUISA DO GOOGLE : "PAGES INFOERA"



OS JOVENS E A infoera



Porque a sigla "HOSEIDE" ?

"Há alguns anos um jovem prognosticara uma grande explosão que iria acontecer no futuro. Não uma explosão de uma bomba física, mas, figurativamente, uma explosão interna, no seio da humanidade".

"Os homens(e mulheres) sensíveis e idealistas (hoseides) iriam revolucionar o mundo através de sua sensibilidade, de seu idealismo, e através do conhecimento. O jovem raciocinava assim : "Os guerreiros vencedores do passado eram sempre homens sensíveis aos reclames e injustiças dos humanos, e eram sempre movidos por profundos ideais".

No entanto, a ação de conquista exigia-lhes muita experiência e conhecimentos, características que somente os anciãos e adultos possuíam. Por natureza, os jovens sempre foram mais sensíveis e idealistas, porém dificilmente eram dotados de experiência e conhecimentos suficientes para os munirem com todas as armas.

Por isso no mundo até o século XX, continuava o jovem a concluir, as grandes revoluções que moviam as transformações da sociedade eram concretizadas, em sua maioria, por homens e mulheres de idades avançadas ou adultos acima dos trinta anos(mentores aqueles, e executores estes). Aos mais jovens, faltava-lhes a prática repetida e confiável, bem como os conhecimentos necessários para comporem suas estratégias e vencerem suas batalhas.

Chegará um tempo em que, terminava prevendo o jovem, o conhecimento e a experiência seriam
disponibilizados e assimilados pela faixa etária jovem, homens e mulheres mais intensamente imbuídos de sensibilidade e de idealismo, configurando-os mais fortes e vencedores que todos os do passado."

ESTE JOVEM ESTAVA PROGNOSTICANDO O INÍCIO DA infoera !!

Atualmente, a educação, os meios de comunicação e os de informação possibilitam acesso pluralizado aos saberes e aquisição facilitada do conhecimento a todos os seres humanos. Os jovens de hoje, ou os de um futuro não muito distante, seriam os "homens hoseides", detentores de sensibilidade, idealismo e conhecimentos suficientes para provocarem esta grande explosão interna nos caminhos da civilização humana ?

A filosofia que inspira e anima os Grupos de conhecimento "Ambiente" harmoniza-se com os princípios daquele jovem, e acredita que a necessária transformação do mundo, desta vez, realmente depende deles. Os próprios Grupos-Ambiente ( DIGITE NO GOOGLE : LISTA infoera ) são mais uma dentre as centenas de armas que os guerreiros das revoluções do conhecimento possuem para transformar o mundo pelo idealismo, a sensibilidade e a experiência advinda do conhecimento.

Com certeza, não somente os jovens de hoje podem estar munidos destas completas qualidades, mas também os velhos e adultos que não permitiram que a ganância civilizatória empedernisse o seu idealismo ou que a "mesmice" da vida citadina hodierna turvasse a sua sensibilidade.

Luiz A. V. Spinola
(No Google : hoseide infoera)
  

Outras informações sobre Infoera:

Palavras com 7 Letras
A Palavra Infoera pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Infoera possui 7 Letras
A Palavra Infoera possui 4 vogais - i oe a
A Palavra Infoera possui 3 consoantes - nf r
A Palavra Infoera ao contrário: Areofni
Busca reversa Onomasiológica por Infoera
Visualize Infoera

1 página - 2 Definições