Intelectualização

1 Definição encontrada.

Intelectualização: O processo pelo qual o sujeito procura dar uma formulação discursiva aos seus conflitos e às suas emoções, de modo a dominá-los. O termo é, na maioria das vezes, mal interpretado; designa, especialmente no tratamento, a preponderância conferida ao pensamento abstrato sobre a emergência e o reconhecimento dos afetos e das fantasias.
A intelectualização deve ser aproximada de outros mecanismos descritos em psicanálise, e principalmente da racionalização. Uma das finalidades da intelectualização é manter os afetos a distância e neutralizá-los. A racionalização está, a este respeito, numa posição diferente: não implica numa evitação sistemática dos afetos, mas atribui a estes mais motivações plausíveis do que verdadeiras, dando-lhes uma justificação de ordem racional ou ideal.
É uma forma de transferência através da qual impulsos de origem emocional, mas que são penosos para o sujeito, são evitados e substituídos por discursos intelectuais e por conceitos complexos da ordem do racional. É uma fuga do mundo das emoções para o refúgio do mundo das palavras e das teorias, de forma a evitar a emoção que origina sofrimento, realizando, assim, uma tradução para linguagem intelectual, dos seus processos pulsionais.

Uma estudante de psicologia sofre uma agressão de uma paciente e ao ser socorrida pela professora ela se nega a comentar a agressão do ponto de vista emocional, e fala sobre a psicopatologia da paciente e o porque que aconteceu aquela agressão do ponto de vista psicoterapeutico. Foge do conflito emocional através da explanação de seus conhecimentos.
  


Outras informações sobre Intelectualização:

Palavras com 17 Letras
A Palavra Intelectualização possui 17 Letras
A Palavra Intelectualização possui 9 vogais - i e e ua i a ao
A Palavra Intelectualização possui 8 consoantes - nt l ct l z c
A Palavra Intelectualização ao contrário: Oãçazilautceletni
Busca reversa Onomasiológica por Intelectualização
Visualize Intelectualização

1 página - 1 Definição