Leude

1 Definição encontrada.

Leude (guerreiro fiel) é chamado o homem livre que entregou o leudesanium.
O Leude Sanium aparece com a expansão dos reinos bárbaros, após o colapso do Império Romano do Ocidente em 496 particularmente entre os francos, muito ligado à cultura latina. É uma promessa de fidelidade que o guerreiro senhor (ainda um homem livre, isto é, um homem armado) era o seu soberano.
Este juramento encarna a relação paternalista que King (e mais tarde o imperador ) porta para seus súditos. Assim, o líder protege seus guerreiros e eles segui-lo durante suas campanhas trazendo suprimentos e homens no campo de batalha.

Leude nome próprio atribuído principalmente ao gênero masculino, mas não muito incomum a aplicação também ao gênero feminino.

Etimologia
A palavra é atestada desde o século XVI,
a primeira menção é em Pasquier, em Pesquisa da França como Leud , em 1569, depois em Cotgrave como vassalo em 1611.

É um empréstimo em baixas latino leudes (plural) de si de franco * Leudi , mesma raiz germânica como o termo alemão Leute (alto alemão, antigo 'povo' Liuti . Inglês Antigo teve a mesma palavra l?ode substituída pela palavra de origem francesa pessoas . Tudo derivado de uma palavra germânica que significa "povo" (alto alemão antigo Liut , saxão antigo liud , Inglês Antigo Leod , Islandês Antigo lj?ðr )
  


Outras informações sobre Leude:

Palavras com 5 Letras
A Palavra Leude possui 5 Letras
A Palavra Leude possui 3 vogais - eu e
A Palavra Leude possui 2 consoantes - l d
A Palavra Leude ao contrário: Eduel
Busca reversa Onomasiológica por Leude
Visualize Leude

1 página - 1 Definição