Machismo

49 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Machismo é um Substantivo, masculino singular ;

Característica do homem natural que não se deixou influenciar pelo Marxismo Cultural, cujo objetivo é afeminar os homens e masculinizar as mulheres. Homem que valoriza a sua masculinidade e sente atração por mulheres femininas, decentes e de família. Homem que despreza mulheres promíscuas e masculinizadas.

Aquele homem é muito machista, ele só sai com garotas decentes e despreza as promíscuas.
  


Qualidade, ação ou modos de macho; macheza, machidão.

Amar e honrar esposa e família, nunca se fazer de vítima, sempre cumprir suas promessas, isso tudo é o verdadeiro machismo...
  

É a diferenciação dos deveres e direitos entre o sexo feminino e o masculino.
No intuito de que o homem em si exerça atividades mais pesadas e com maior periculosidade, e que a mulher exerça atividades que necessite de maior destreza e concentração, de forma que não a ofereça nenhum risco.

Graças ao machismo o homem tem alistamento militar obrigatório para defender o país.
  


Deve-se entender por machismo a atitude de prepotência dos homens relativamente às mulheres. Trata-se de um conjunto de práticas, comportamentos e frases considerados ofensivos contra o gênero feminino.

José diz que lugar de mulher é no fogão, José é machista.
  

Machismo é o conceito que supervaloriza as caracteristícas físicas e culturais associadas com o sexo masculino em denegração às características associadas ao sexo feminino, com forte senso de orgulho masculino.

Aquele homem acha que lugar de mulher é na cozinha. É muito machismo.
  


É a diferenciação dos deveres e direitos entre o sexo feminino e o masculino.

Graças ao Machismo, o homem tem alistamento militar obrigatório para defender o país.
  

S.m.
1. Qualidade, ação ou modos de macho( 'ser humano', 'valentão') ; macheza;
2. infrm. exagerado senso de orgulho masculino; virilidade agressiva; macheza;
3. comportamento que tende a negar à mulher a extensão de prerrogativas ou direitos do homem;



O machismo ainda tem limitado o acesso feminino ao mercado do trabalho.
  

Característica do homem natural que não se deixou influenciar pelo Marxismo Cultural, Homem que despreza mulheres promíscuas e masculinizadas.

" Aquele homem é muito machista, ele só sai com garotas conservadoras."
  

O Machismo é aquele preconceito ancestral de que mulher é um ser inferior ao homem em todos os sentidos. O machismo considera o homem como um ser superior à mulher, acha que o homem é dono e senhor da vida de sua mulher, fazendo com ela o que bem entender e que ela não pode ter voz ativa para nada.
É o pensamento retrógrado e ultrapassado de que a mulher não é um ser humano completo, como acontecia em Roma e por isso não era cidadã.
É tratar a mulher como se não tivesse alma (como algumas civilizações antigas), ou considerá-la inferior até mesmo a um animal. É tratar a mulher como coisa ou como propriedade.
O machismo é uma mácula na vida e na honra de Homens de verdade, por que foi o machismo que originou os abusos, os casos de espancamento, mutilações, assassinatos, torturas, crueldades e demais tratamentos desumanos e degradantes sofridos por mulheres

O machismo não tem fundamento.
  

1. Comportamento expresso por opiniões e atitudes de um indivíduo que recusa a igualdade de direitos e deveres entre os gêneros sexuais, favorecendo e enaltecendo o sexo masculino sobre o feminino.
2. O machista é o indivíduo que exerce o machismo.


Em um pensamento machista existe um "sistema hierárquico" de gêneros, onde o masculino está sempre em posição superior ao que é feminino. Ou seja, o machismo é a ideia errônea de que os homens são "superiores" às mulheres.

A ideologia do machismo está impregnada nas raízes culturais da sociedade há séculos, tanto no sistema econômico e político mundial, como nas religiões, na mídia e no núcleo família, este último apoiado em um regime patriarcal, onde a figura masculina representa a liderança.

Neste cenário, a mulher encontra-se num estado de submissão ao homem, perdendo o seu direito de livre expressão ou sendo forçada pela sociedade machista a servir e assistir as vontades do marido ou do pai, caracterizando um tradicional regime patriarcal.

Saiba mais sobre o significado de Submissão.

O ideal machista divide o mundo em "o que é feminino" e "o que é masculino", como profissões, trejeitos, expressões, manifestações, comportamentos, emoções e etc. De acordo com a convenção social do machismo, o homem deve seguir o estereótipo masculino, enquanto que a mulher deverá agir segundo o que foi pré-definido como feminino.

Não são apenas as mulheres que sofrem com o machismo, como forma de preconceito. Os homens homossexuais, ou mesmo os heterossexuais que se classificam como metrossexuais, por exemplo, também são alvos de exclusão na sociedade machista.

Quando um homem foge às ditas "regras da masculinidade", já pode ser enquadrado como alvo de preconceito em uma sociedade machista.

Saiba mais sobre o significado de Metrossexual.

Na mídia moderna, o machismo aparece quando a figura da mulher é apresentada como um "objeto sexual", de satisfação e prazer para os homens, com o intuito de venda.

Numa conotação informal, o machismo ainda pode significar o ato de ser macho, másculo ou um excesso exagerado de macheza e virilidade.

A minha mulher tem que ficar no fogão.
O machismo está presente em todas as classes sociais.
  

Outras informações sobre Machismo:

Palavras com 8 Letras
A Palavra Machismo possui 8 Letras
A Palavra Machismo possui 3 vogais - a i o
A Palavra Machismo possui 5 consoantes - m ch sm
A Palavra Machismo ao contrário: Omsihcam
Busca reversa Onomasiológica por Machismo
Visualize Machismo

5 páginas - 49 Definições