Mau hálito

1 Definição encontrada.

Mau hálito m.q. halitose
mau - adj. qual. bif.
hálito - s.m.

1. Designação médica da halitose, também chamado fetidez do hálito. Popularmente é conhecido por bafo de onça e bafo de tigre. Como o olfato se adapta rapidamente a qualquer odor constante, o portador de mau hálito acostuma-se com o próprio hálito, não sendo capaz de perceber o seu problema. O mau hálito é um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio e deve ser identificado e tratado. Existem mais de 50 causas e, em aproximadamente 90% dos casos, se manifestam na boca. Alimentos muito temperados com alho, cebola, pimenta ou qualquer outro alimento de forte odor, podem causar mau hálito. As bactérias que vivem na boca acabam por proliferar devido aos resíduos de comida que ficam entre os dentes. Acumulam na língua, gengivas, palato e garganta. Como os resíduos fermentam, seus subprodutos geram gás sulfeto de hidrogênio, o mesmo gás presente nos ovos podres. Essas bactérias se proliferam muito na parte posterior da língua, criando aquele muco esbranquiçado que geralmente constatamos ao acordar pela manhã.
2 - A saliva é a defesa natural. Ela lava a cavidade bucal e permite a lubrificação necessária para manter as gengivas e mucosas saudáveis. Ela combate a bactéria bucal que causa mau hálito. Essas bactérias são anaeróbicas, isto é, elas sobrevivem em locais onde tem pouco ou nenhum oxigênio. A saliva, dentre outras coisas, contém excesso de oxigênio que eliminam essas bactérias.
3 - O cheiro desagradável que se manifesta quando acordamos procede da boca seca durante o sono, como também dos pulmões devido a presença de corpos cetônicos, provenientes da queima de gordura. As glândulas salivares restringem ao mínimo sua produção durante as horas do sono, porque não estamos acordados e comendo. A boca resseca, e as bactérias multiplicam-se, fazendo com que o mau hálito seja mais forte.
4 - O mau hálito poderá acentuar quando os resíduos alimentares se acumulam entre os dentes, nas pontes dentárias ou mesmo nas dentaduras. Ocasionalmente, o mau hálito é sinal de doença, mas em geral é apenas o resultado de fumar, beber álcool, ingerir alho ou cebola, falta de higiene oral, piorreia, cárie dentária, amigdalite folicular, adenóides e rinite atrófica (ocena),etc. Contrariamente à crença popular, nem a obstipação intestinal nem a má digestão são causas de mau hálito.
5 - Quando o mau hálito é persistente e não se deve a nenhuma das causas mencionadas, pode ser sintoma de uma infeção na boca, sinusite ou de certas doenças pulmonares, como bronquiectasias (doença pulmonar em que um ou mais brônquios se apresentam distorcidos e distendidos, com lesões do revestimento interior).
6 - Faça um auto-exame na língua, diante de um espelho, para verificar se há saburra lingual, que é uma espécie de massa esbranquiçada ou amarelada, que se deposita na parte de trás (dorso posterior) da língua;
7 - Pergunte a uma criança (ou alguém de sua confiança, ex: pai, mãe) se ela sente em você algum mau odor bucal (as crianças e os pais geralmente são muito sinceros e não têm vergonha de dizer o que pensam);
8 - Escove os dentes após as refeições (sem esquecer de dedicar uma boa parte desse tempo a escovar a língua), use fio dental e visite o seu dentista regularmente a cada 6 meses é um ótimo habito. Pois irá preveni-lo não somente do mau hálito como de outras doenças odontológicas
9 - Existem 3 tipos ou filosofias de tratamento para o mau hálito. Os 3 tipos de tratamento são o mascarador, o profilático (preventivo) e o curativo:
→ Tratamento mascarador.
Este é o tipo de tratamento que em geral o paciente já utilizou e utiliza (porque é relativamente intuitivo) sem grande sucesso. O hálito incómodo leva estas pessoas a lançarem mão de todas as formas para mascarar o hálito que exalam, nomeadamente desodorizantes orais, pastilhas elásticas com odor forte (ex: menta ou canela), sprays orais, elixires e anti-sépticos vários, alcaçuz, etc… O que sucede, em última análise, é a anulação do mau cheiro por um outro cheiro que se vem a sobrepor, mais forte e agradável, mascarando o odor original por poucas horas. Esta preocupação torna-se, em algumas pessoas, uma prática diária e continuada, passando com o tempo a ser quase um vício.
→ Tratamento profilático (preventivo).
Compreende todas as medidas que uma pessoa pode tomar para prevenir o aparecimento de mau hálito (quando ainda não o tem). Nomeadamente, compreende medidas de higiene oral, dietéticas (ex: evitar a ingestão de alimentos com odor forte) e medicamentosas. Existem inúmeras medidas que podem ser tomadas que baixam de forma significativa a probabilidade de vir a sofrer de halitose.
→ Tratamento curativo.
Neste caso é fundamental, em primeiro lugar, um diagnóstico preciso sobre a origem ou causa do mau hálito afim de se poder eliminar as causas locais para depois se chegar à suspeita e à solução de possíveis causas sistémicas. Isto porque a halitose poderá ser devida a um número diferente de razões concomitantes.
A remissão da halitose dar-se-á pela cura da afeção que determina a produção de gases voláteis causadores do mau cheiro. Sendo a halitose um efeito, somente desaparecerá depois de eliminada a respectiva causa. Contudo, em certas situações, a causa não pode ser removida prontamente ou é irremovível (ex: halitose por neoplasia), nestes casos, lança-se mão de outros meios de combate à halitose.

↔ UMA DICA IMPORTANTE PARA ELIMINAR O MAU HÁLITO
Depois de fazer a sua higienização bucal, sem esquecer de escovar demorada e cuidadosamente a língua e os dentes:
1. DEITE UMAS GOTAS DE ÓLEO OU AZEITE NUMA CHÁVENA;
2. JUNTE UMA PITADA DE SAL FINO E MISTURE;
3. MOLHE A ESCOVA DE DENTES NESTE ÓLEO SALGADO, ESCOVE A LÍNGUA E O RESTO DA BOCA.
4. FAÇA ISSO PELO MENOS 3 VEZES AO DIA.

“mau” deriva do latim “malus”
“hálito” deriva do latim “halitus”



A escovagem demorada da língua, durante o processo da higienização bucal, é importante para a eliminação do mau hálito.
  


Outras informações sobre Mau hálito:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Mau hálito possui 10 Letras
A Palavra Mau hálito possui 5 vogais - au a i o
A Palavra Mau hálito possui 5 consoantes - m h l t
A Palavra Mau hálito ao contrário: Otiláh uam
Busca reversa Onomasiológica por Mau hálito
Visualize Mau hálito

1 página - 1 Definição