Mecanicismo

2 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Mecanicismo é um Substantivo, masculino singular ;

Doutrina filosófica, também adotada como princípio heurístico na pesquisa científica, que concebe a natureza como uma máquina, obedecendo a relações de causalidade necessárias, automáticas e previsíveis, constituídas pelo movimento e interação de corpos materiais no espaço. Por exemplo: A física do sXX, esp. a teoria quântica, tornou o mecanicismo ultrapassado no âmbito científico.

Na biologia moderna, doutrina que considera os seres vivos explicáveis por meio de uma série de causas e efeitos de origem estritamente físico-química, dando continuidade à hipótese cartesiana do animal-máquina.
  


1- [Filosofia] Doutrina filosófica que entende a natureza a partir de sua submissão aos processos mecânicos; corrente ideológica que analisa a natureza como uma máquina; maquinismo.
2- [Biologia] Doutrina segundo a qual os seres vivos são analisados ou entendidos a partir de uma sucessão de causas e/ou consequências de proveniência físico-química.

O texto que vocês lerão examina as características centrais do mecanicismo moderno a partir de seu principal representante, René Descartes.
  

Outras informações sobre Mecanicismo:

Palavras com 11 Letras
A Palavra Mecanicismo possui 11 Letras
A Palavra Mecanicismo possui 5 vogais - e a i i o
A Palavra Mecanicismo possui 6 consoantes - m c n c sm
A Palavra Mecanicismo ao contrário: Omsicinacem
Busca reversa Onomasiológica por Mecanicismo
Visualize Mecanicismo

1 página - 2 Definições