Meritocracia

7 Definições encontradas.

Meritocracia (do latim mereo, merecer, obter) é a forma de governo baseado no mérito. As posições hierárquicas são conquistadas, em tese, com base no merecimento, e há uma predominância de valores associados à educação e à competência.

Este conceito fere a meritocracia.
José conseguiu subir na vida por meritocracia alcançada através de muito trabalho, esforço e dedicação, sem preguiça, sem bajulação e sem vagabundagem.
  


É a forma do governo premiar os estudantes talentosos e recompensar os bons professores.

Uma das maiores meritocracia é na Coréia do Sul, onde os professores ganham em torno de Us 6.000,00, investe 4% do PIB em educação e todas as suas salas de aulas são equipadas com computadores modernos, hoje oito de cada dez habitantes ingressam na universidade.
  

Meritocracia é um sistema de gestão que considera o mérito, como aptidão, a razão principal para se atingir posição de topo. As posições hierárquicas são conquistadas, em tese, com base no merecimento e entre os valores associados estão educação, moral, aptidão específica para determinada atividade. Constitui-se uma forma ou método de seleção e, num sentido mais amplo, pode ser considerada uma ideologia governativa

A meritocracia, através da competição entre os indivíduos, estimula o aumento da produtividade e da eficiência.
  


Sistema (educacional ou administrativo) em que os mais dotados ou aptos são escolhidos e promovidos conforme seus progressos e consecuções; sistema onde o mérito pessoal determina a hierarquia.

"No caso do magistério, categoria que faz oposição a Yeda e cujo principal sindicato foi autor do pedido de impeachment contra a tucana este ano, as objeções estão sobretudo na implantação da chamada "meritocracia", que estabelece pagamento de 14º salário a professores de acordo com o desempenho das escolas." Folha de São Paulo, 26/11/2009
  

Termo de uso retórico derivado de Democracia. A retórica "meritocracia" é usada contra a tese do sistema de cotas, implicando assim que o sujeito deve obter nada a mais do que lhe for merecido, desconsiderando características superficiais estéticas para a finalidade do mérito.

Sujeito x ser ruim no setor que atua em uma empresa mas estar lá não pelas suas competências intelectuais. Um situação assim não estaria envolvendo meritocracia.
  


1. Meritocracia é um sistema de gestão que considera o mérito, como aptidão, a razão principal para se atingir posição de topo.

A meritocracia está associada, por exemplo, ao estado burocrático, sendo a forma pela qual os funcionários estatais são selecionados para seus postos de acordo com sua capacidade (através de concursos, por exemplo).
  

1. Predominância dos que possuem méritos; predomínio das pessoas que são mais competentes, eficientes, trabalhadoras ou superiores intelectualmente, numa empresa, grupo, sociedade, trabalho etc.
2. Modo de seleção cujos preceitos se baseiam nos méritos pessoais daqueles que participam: conseguiu o trabalho por meritocracia.
3. Método que consiste na atribuição de recompensa aos que possuem méritos: foi eleito o funcionário do mês por meritocracia.
(Etm. mérito + o + cracia)

Mercadante afirmou que escolheu os primeiros colocados indicados e teve como critério a meritocracia.
  

Outras informações sobre Meritocracia:

Palavras com 12 Letras
A Palavra Meritocracia possui 12 Letras
A Palavra Meritocracia possui 6 vogais - e i o a ia
A Palavra Meritocracia possui 6 consoantes - m r t cr c
A Palavra Meritocracia ao contrário: Aicarcotirem
Busca reversa Onomasiológica por Meritocracia
Visualize Meritocracia

1 página - 7 Definições