Monocultura

5 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Monocultura é um Substantivo, feminino singular ;

Monocultura da produção ou cultura agrícola de apenas um único tipo de produto agrícola (ex: soja e algodão). Está associada aos latifúndios.

A substituição da cobertura vegetal original, geralmente com várias espécies de plantas, por uma cultura única, é uma prática danosa ao solo. Por exemplo: numa área de cerrado podemos encontrar tamanduás, emas, e até lobos-guará, sem contar os animais menores. Quando se derruba uma grande área de cerrado e planta-se por exemplo soja, estes animais tem dificuldade para se alimentar, não encontram abrigos e dificilmente conseguem se reproduzir. Aqueles que sobrevivem procuram outros locais, invadindo áreas urbanas, tornando-se então presas fáceis.
wikipedia
  


A monocultura é a ocupação de área por apenas uma espécie vegetal.Poderemos sub dividi-la em dois tipos: - Ocupação por uma só espécie por um ou mais anos. Neste caso poderemos citar, principalmente no Brasil, a braquiária, eucalipto, cana e outras. Esta é efetivamente a forma de exploração do solo que poderá ser mais questionável sob o ponto de vista de exaurir o solo, dar menor sustentabilidade à fauna etc.. - Ocupação por um ciclo (alguns meses) de uma única espécie vegetal, porém, no ano agrícola serão exploradas na mesma área, em sucessão outras espécies exemplo: soja/milho, soja/milho+braquiária.
Como cito anteriormente, estas são as práticas culturais mais utilizadas na região Centro-Oeste do Brasil, e principalmente a cultura da soja, por suas exigências de cultivo e por ser uma leguminosa, promoveu a melhoria da fertilidade do solo e permitiu a incorporação dos cerrados ao processo produtivo nacional, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico do Centro-Oeste.
Ainda poderemos citar, por se tratarem de gramíneas e leguminosas, fontes de produção de carboidratos e proteínas, contribuem na alimentação de aves e mamíferos silvestres pelo que, é frequente observarem-se bandos de emas e de outras espécies da aves nas lavouras de soja, milho, sorgo e milheto bem como mamíferos silvestres.

monocultura do Brasil.
  

Monocultura é a produção agrícola com apenas um tipo de plantio.

Eu trabalho com a monocultura, cultivo apenas trigo.
  


É o cultivo de um único produto agrícola, em uma determinada região.

Tomate
  

Relativo à cultura ou plantação de apenas uma espécie de vegetal.

Aqui temos a monocultura de soja.
  


Outras informações sobre Monocultura:

Palavras com 11 Letras
A Palavra Monocultura possui 11 Letras
A Palavra Monocultura possui 5 vogais - o o u u a
A Palavra Monocultura possui 6 consoantes - m n c lt r
A Palavra Monocultura ao contrário: Arutluconom
Busca reversa Onomasiológica por Monocultura
Visualize Monocultura

1 página - 5 Definições