Nó górdio

2 Definições encontradas.

Metáfora que define um problema insolúvel. A origem da expressão remete ao sec VIII a.C. Quando Górdio, um humilde camponês assumiu o reinado de Frígia, para não esquecer sua origem pobre, deixou sua carroça amarrada a uma coluna, no Templo de Zeus, com um nó impossivel de ser desatado. Diz a lenda que esse nó foi desatado por Alexandre o Grande, com um golpe de espada. Por isso a expressão "cortar o nó górdio" significa resolver uma questão complexa de maneira simples e eficaz.

Essa disputa já se tornou um nó górdio.
  


Algo que não tem solução. A expressão surgiu por conta da lenda de que o rei da Frígia (Ásia Menor) morreu sem deixar herdeiro e que, ao ser consultado, o Oráculo anunciou que o sucessor chegaria à cidade num carro de bois. A profecia foi cumprida por um camponês, de nome Górdio, que foi coroado. Para não se esquecer de seu passado humilde ele colocou a carroça, com a qual ganhou a coroa, no templo de Zeus. E a amarrou com um nó a uma coluna, nó muito difícil de ser aberto, e que por isso ficou famoso. Górdio reinou por muito tempo e quando morreu, seu filho Midas assumiu o trono. Midas expandiu o império, porém, ao falecer não deixou herdeiros. O Oráculo foi ouvido novamente e declarou que quem desatasse o nó de Górdio dominaria toda a Ásia Menor. O único motivo da fama de Frigia residia nesta carroça especial estacionada em um dos pátios. A carroça estava presa a uma canga pelo nó górdio. Durante mais de 100 anos, o nó górdio desafiara todos os esforços de inteligentes reis e guerreiros. Até que em 334 a.C. Alexandre, o Grande, ouviu essa lenda ao passar pela Frígia. Intrigado com a questão foi até o templo de Zeus observar o feito de Górdio. No dia designado, o pátio encheu-se de curiosos. Todos haviam falhado, pensavam, e dessa forma, com que novo método poderia Alexandre ter êxito?
Após muito analisar, desembainhou sua espada e cortou o nó facilmente em dois, desatando-o. Lenda ou não o fato é que Alexandre se tornou senhor de toda a Ásia Menor poucos anos depois. É daí também que deriva a expressão "cortar o nó górdio", que significa resolver um problema complexo de maneira simples e eficaz.

"- Aí está o nó górdio. Não há dúvida que o assassino estava em casa da velha e que se fechara por dentro; tê-lo-iam infalivelmente agarrado se Kotch não cometesse a tolice de ir procurar o dvornik."
(Trecho do livro "Crime e Castigo" ? Segunda Parte; Cap. I, Pág. 117, de Fiódor Dostoiévski)
  

Outras informações sobre Nó górdio:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Nó górdio possui 9 Letras
A Palavra Nó górdio possui 4 vogais - o o io
A Palavra Nó górdio possui 5 consoantes - n g rd
A Palavra Nó górdio ao contrário: Oidróg ón
Busca reversa Onomasiológica por Nó górdio
Visualize Nó górdio

1 página - 2 Definições