Metáfora que define um problema insolúvel. A origem da expressão remete ao sec VIII a.C. Quando Górdio, um humilde camponês assumiu o reinado de Frígia, para não esquecer sua origem pobre, deixou sua carroça amarrada a uma coluna, no Templo de Zeus, com um nó impossivel de ser desatado. Diz a lenda que esse nó foi desatado por Alexandre o Grande, com um golpe de espada. Por isso a expressão "cortar o nó górdio" significa resolver uma questão complexa de maneira simples e eficaz.
Essa disputa já se tornou um nó górdio.
Algo que não tem solução. A expressão surgiu por conta da lenda de que o rei da Frígia (Ásia Menor) morreu sem deixar herdeiro e que, ao ser consultado, o Oráculo anunciou que o sucessor chegaria à cidade num carro de bois. A profecia foi cumprida por um camponês, de nome Górdio, que foi coroado. Para não se esquecer de seu passado humilde ele colocou a carroça, com a qual ganhou a coroa, no templo de Zeus. E a amarrou com um nó a uma coluna, nó muito difícil de ser aberto, e que por isso ficou famoso. Górdio reinou por muito tempo e quando morreu, seu filho Midas assumiu o trono. Midas expandiu o império, porém, ao falecer não deixou herdeiros. O Oráculo foi ouvido novamente e declarou que quem desatasse o nó de Górdio dominaria toda a Ásia Menor. O único motivo da fama de Frigia residia nesta carroça especial estacionada em um dos pátios. A carroça estava presa a uma canga pelo nó górdio. Durante mais de 100 anos, o nó górdio desafiara todos os esforços de inteligentes reis e guerreiros. Até que em 334 a.C. Alexandre, o Grande, ouviu essa lenda ao passar pela Frígia. Intrigado com a questão foi até o templo de Zeus observar o feito de Górdio. No dia designado, o pátio encheu-se de curiosos. Todos haviam falhado, pensavam, e dessa forma, com que novo método poderia Alexandre ter êxito?
Após muito analisar, desembainhou sua espada e cortou o nó facilmente em dois, desatando-o. Lenda ou não o fato é que Alexandre se tornou senhor de toda a Ásia Menor poucos anos depois. É daí também que deriva a expressão "cortar o nó górdio", que significa resolver um problema complexo de maneira simples e eficaz.
"- Aí está o nó górdio. Não há dúvida que o assassino estava em casa da velha e que se fechara por dentro; tê-lo-iam infalivelmente agarrado se Kotch não cometesse a tolice de ir procurar o dvornik."
(Trecho do livro "Crime e Castigo" ? Segunda Parte; Cap. I, Pág. 117, de Fiódor Dostoiévski)
Outras informações sobre Nó górdio:
A Palavra Nó górdio possui 9 Letras
A Palavra Nó górdio possui 4 vogais - o o io
A Palavra Nó górdio possui 5 consoantes - n g rd
A Palavra Nó górdio ao contrário: Oidróg ón
Busca reversa Onomasiológica por Nó górdio
Visualize Nó górdio
1 página - 2 Definições
Letra N - Ordem Alfabética 10102 Palavras
no dia de são nunca à tarde
nó dos dedos
no eixo da catraca
no entanto
no estado
no fap september
no fim das contas
no fio da navalha
no flow
no fundo da lata
no fundo do poço
no futuro
no galeto
nó górdio
no grau
no importe
no liso
no mais
no meio do nada
no meu pé
no mundo da lua
nó na garganta
nó nas tripas
no olho do furacão
no osso
no pau da goiaba
nó pelas costas
no pendura
no pente
