Ostomia

2 Definições encontradas.

Ostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na desconexão de algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário, ou outro qualquer, e a abertura de um orifício externo, por onde o tubo será ligado. Este orifício chama-se estoma .A ostomia é aplicada a pacientes com dificuldades respiratórias (traqueostomia), onde a traquéia é aberta abaixo do ponto congestionado e um tubo é inserido no local para permitir a entrada livre de ar.
Em casos de câncer do intestino ou outros problemas em que o intestino e o reto precisam ser parcial ou totalmente extraído, faz-se um estoma ligando a extremidade do intestino preservado à pele. É normal, nesses casos, a aplicação de uma bolsa de colostomia para o recolhimento de fezes.
Conforme o local onde foi feito a ostomia dá-se um nome diferente, iniciado pelo nome do local e seguido de "ostomia".

  


É uma cirurgia para construção de um novo trajeto para saída de fezes e urina.

Quando é realizada no intestino grosso, chamamos de colostomia. Dependendo do lugar onde será feita, será diferente a freqüência de evacuações e também a consistência das fezes. Quando é realizada no intestino delgado (fino), chamamos de ileostomia. Neste tipo de ostomia as fezes são inicialmente líquidas, passando, após um período de adaptação, a ser semi-líquidas ou semi-pastosas.
Chamamos de urostomia quando é colocado um estoma para saída de urina.
  

Outras informações sobre Ostomia:

Palavras com 7 Letras
A Palavra Ostomia possui 7 Letras
A Palavra Ostomia possui 4 vogais - o o ia
A Palavra Ostomia possui 3 consoantes - st m
A Palavra Ostomia ao contrário: Aimotso
Busca reversa Onomasiológica por Ostomia
Visualize Ostomia

1 página - 2 Definições