Termo usado, principalmente na região nordeste do Brasil, para expressar surpresa, exclamação.

A expressão tem sua origem na frase "Oh minha gente", que logo foi reduzida para "Oh gente!". De acordo com forma de falar na região, que usualmente pronuncia GE como XE ou RRE, o termo tomou a forma de "Ôxente".

Com o crescimento das capitais e da lei do menor esforço lingüístico (comum a todas as línguas) o termo ganhou variantes, tais como: ?Ôxe?, ?Xiii? e ?Ôoo??. Mesmo com a ratificação do termo em livros, arquivos e páginas de internet, ainda há indivíduos que usam ?Oh-gente?.

- Oxente! Ela estava falando sobre o novo emprego dele.
  


É uma expressão de espanto usada no nordeste do Brasil.

"Oxente Maria , cortou o cabelo?"
  

É uma expressão de surpresa, espanto, frustação, ou seja, sempre tem que chamar atenção. Muito usada no interior do Ceará e no estado do Pernambuco! No cariri (Barbalha, Juazeiro e Crato), Na Bahia, em Bodocó e em Recife é mais comum.
Todo Nordestino ou descendente do mesmo usa essa expressão em algo!

Oxente, tia, você ainda não foi dormir?

Oxente, muleke safado, vai estudar, vai..

*Menina, venha cá!! To ocupada mainha..
Oxente essa criatura tá de ferias, e fica me enrolando.

  


[oxente] do inglês "bullshit", interjeilão de espanto ou surpesa.
Surgiu durante a construção da ferrovia RVC Rede Viação Cearense, construída no fim do Sec XIXX, pelos ingleses. Os peões da construção ouviam os "gringos" e sem entender muito bem, diziam "oxente!" quando alguma coisa não ia bem ou lhes casava espanto.

Oxente, menino! você não estava viajando? O que faz cá?
Oxente! O que é isso, seo Zé?
  

Palavra que deriva do espan
hol galego, xente (gente), oxente, significa Oh, gente.

oxente, que é isso?
  


É uma interjeição que expressa admiração, surpresa ou estranheza geralmente é utilizada na região nordeste.

Oxente menino, o que aconteceu? Está tudo bem?
  

Nossa, viche, ave maria.. para os paulistanos é a mesma coisa de dizer: caramba. É uma expressão de espanto, uma grande surpresa.

Oxenti, eu cheguei hoje por causa do caos aéreo.

Ou

Oxenti menino, por que você estava escondido?

Ou ainda..

Oxenti como esse lugar mudou.
  

Há fortes indícios que esta expressão tenha surgido na época da Segunda Guerra Mundial, quando os EUA montaram uma base aérea em território brasileiro, mais precisamente em Parnamirim, no nordeste brasileiro, ou Parnamirim Field como eles chamavam. Também conhecida como Trampolim da Vitória, a base ficava há poucos quilômetros da capital do Rio Grande do Norte, Natal. Na época, a capital foi "tomada" por militares americanos que, quando não estavam de serviço, buscavam diversão nas noites natalenses. Muitas palavras foram absorvidas pela população que as utilizavam para interagir com os novos visitantes. Dentre elas, algumas foram modificadas graficamente, mas mantinham sua fonética aproximada e seu sentido original. A expressão "Oxente!" provavelmente surgiu da expressão "Oh! Shit!". Quando algo dava errado, ou quando algo chamava muito a atenção, era usada pelos militares e, com o tempo, copiada pelos potiguares. Alguns falam que a palavra "Forró" vem de "For All", que era nome das festas abertas ao público geral que os americanos promoviam. Outras palavras se tornaram próprias do vocabulário informal do natalense, como a palavra "boy", que tem o mesmo uso, sentido e grafia que a palavra inglesa. Natal, nesta época, também teve a primeira fábrica da Coca-Cola da América Latina; foi a primeira cidade brasileira a mascar chicletes; teve a primeira pista asfaltada, e outras inovações devido ao contato direto com a cultura americana da época.

Oxente! Cadê a chave do carro?
  

Tal palavra surgiu da expressão "Oh Shit" que os americanos utilizavam quando avistavam uma aeronave retornando para a Base em pane. Querendo dizer: "Que bosta" espanto e chateação. Tal fato ocorreu nos anos 40 durante a Segunda Guerra Mundial, e o povo da cidade nordestinizou utilizando Oxente.

"Que droga" significando chateação e espanto.
  

Uma expressão que define surpresa.

Mas oxente, você já vai viajar?
  

Outras informações sobre Oxente:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Oxente pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Oxente possui 6 Letras
A Palavra Oxente possui 3 vogais - o e e
A Palavra Oxente possui 3 consoantes - x nt
A Palavra Oxente ao contrário: Etnexo
Busca reversa Onomasiológica por Oxente

2 páginas - 14 Definições