Paralelismo

3 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Paralelismo é um Substantivo, masculino singular ;

Outra estratégia de progressão textual utilizada na produção da escrita, o paralelismo consiste na repetição sucessiva da mesma estrutura sintática, preenchida por elementos lexicais diferentes.

Roleta-russa, agora no ar

São Paulo - acrescenta continuamente requintes à roleta-russa em que se transformou a vida na cidade. Antes, o paulistano já sabia que, se escapasse de assalto, poderia cair em um sequestro relâmpago ou duradouro, que a roleta-russa é sofisticada. Se não fosse sequestrado, teria o carro roubado. Se ficasse com ocarro, afundaria em algum dos alagamentos bíblicos do cotidiano.
Se não naufragasse, ficaria preso em um congestionamento cinematográfico. E, se nada disso ocorresse, ainda haveria na agulha a bala de cair no buraco do metrô e ter o cadáver resgatado apenas uma semana ou dez dias depois. Soma-se agora à roleta-russa até o ato de fugir dela ao deixar a cidade por via aérea. Sempre há o risco de levar para ir ao Rio ou a Salvador o mesmo tempo que cidadãos normais tardam para ir de Nova York a Londres (ou até Tóquio).

Fonte: Rossi, Clóvis, Roleta-russa, agora no ar. Folha de S. Paulo, 20 mar. 2007.
  


Estado do que é paralelo.
Correspondência entre duas coisas ou situações.

Gramática Identidade, similitude ou correspondência entre estruturas frasais, quanto ao ritmo, ao valor sintático, ao significado
  

Estado do que é paralelo.

Gramática Identidade, similitude ou correspondência entre estruturas frasais, quanto ao ritmo, ao valor sintático, ao significado.

Correspondência entre duas coisas ou situações.
  


Outras informações sobre Paralelismo:

Palavras com 11 Letras
A Palavra Paralelismo possui 11 Letras
A Palavra Paralelismo possui 5 vogais - a a e i o
A Palavra Paralelismo possui 6 consoantes - p r l l sm
A Palavra Paralelismo ao contrário: Omsilelarap
Busca reversa Onomasiológica por Paralelismo
Visualize Paralelismo

1 página - 3 Definições