Pariato

1 Definição encontrada.

1. Pariato é um sistema de títulos da aristocracia, historicamente usado em muitos sistemas monárquicos de governo. O termo "pariato" tecnicamente se refere a um subconjunto do sistema completo de títulos da nobreza, e o significado varia de país para país.
2. O Pariato da França (em francês: Pairie de France) foi uma hierarquia de distinção da nobreza da França que apareceu durante a Idade Média. Foi abolida durante a Revolução Francesa em 1789 mas reapareceu depois da revolução. Em 1830, a hereditariedade do pariato foi abolida e em 1848 foi extinta em definitivo.
Luís VII (1137?1180) é considerado por alguns historiadores como o criador do sistema pariato francês.
3. O pariato foi designado a algumas jurisdições territoriais específicas, seja na Sé episcopal em alguns casos ou um feudo em casos de pariatos seculares. Pariatos ligados a feudos eram transmissíveis por herança com o feudo, e esses feudos eram algumas vezes nomeado como pairie-duché para ducados e pairie-comté para condados.

- Já não desejo sair de Paris - disse Carlos de Vandenesse.
- Bem sabemos por que - replicou o general afetando a finura de quem descobriu um segredo. - Não quer abandonar seu tio, para se declarar herdeiro de seu pariato.

(Trecho do livro "A Mulher de Trinta Anos" - Cap. III de Honoré de Balzac).
  


Outras informações sobre Pariato:

Palavras com 7 Letras
A Palavra Pariato possui 7 Letras
A Palavra Pariato possui 4 vogais - a ia o
A Palavra Pariato possui 3 consoantes - p r t
A Palavra Pariato ao contrário: Otairap
Busca reversa Onomasiológica por Pariato
Visualize Pariato

1 página - 1 Definição