Perua

11 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Perua é um Verbo, presente do indicativo 3a pessoa singular de peruar;
Perua é um Verbo, imperativo 2a pessoa singular de peruar;
Perua é um Substantivo, feminino singular ;

Mulher que já passou dos 30 anos de idade, mas que não se conforma com sua condição e faz de tudo para parecer mais jovem, muitas vezes chegando a agir como pessoa mais nova.

Amigo1: "Quem é aquela mulher que saiu daquela Corvete e está de costas para a gente?"
Amigo2: "Aquela? É a dona Abigail, viúva do desembargador."
Amigo1: "Nossa! Mas que perua!"
  


Melhor que gosta de se enfeitar, mulher vaidosa, que gosta de roupas, calçados e acessórios. O termo é comumente associado a mulheres fúteis.

Os homens criticam mas a verdade é que eles adoram uma mulher perua.
  

Veículo automotor de pequeno porte (normalmente de quatro rodas), designado ao transporte de carga e passageiros concomitantemente.

Qual carro tu preferes? um opala ou uma perua caravan?
  


No nordeste (Pernambuco) é o mesmo que rapariga (prostituta). Portanto, cuidado, nunca fale que uma mulher é perua no nordeste. Arrisca a apanhar.

Aquela perua sai com qualquer um.
  

Mulher que anda enfeitada parecendo um Peru.
Cafona.

perua é mulher cafona que se veste cheia de exageros
  


Mulher com mais de 40 anos tentando, pela roupa e adereços, aparentar mais nova.

No Foro Distrital de Pinheiros Eminente Juiz acaba de absolver uma revista semanal que estampara como título de matéria à expressão "perua na lama", referindo-se à ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy. No bojo da matéria noticiava-se que a então Prefeita de São Paulo havia visitado lugar da periferia onde tinham ocorrido enchentes que resultaram no enlamear de ruas ali existentes.

Assim, ficou claro na matéria que o substantivo "lama" referia-se ao local que restara enlameado por conta das fortes chuvas. Mas, na matéria, nada se dizia sobre a palavra "perua", que figurava como título e atração para a atenção do leitor.

Marta, desagradada com o epíteto que lhe era lançado processou a revista pedindo indenização. E perdeu. Ao menos em primeira instância. Justificando sua decisão, o julgador aceitou o epíteto "perua" com que Marta foi agraciada, dizendo que ela se vestia, tanto para ir ver a lama da periferia como para falar com executivos e empresários no prédio da Fiesp, com a mesma espalhafatosa elegância.

Dessa maneira ficamos sabendo que perua é aquela mulher que se veste com espalhafatosa elegância. Já de pronto vê-se a discriminação social presente na sentença judicial. É de se aceitar que se vá à Fiesp (ou a um bom restaurante dos jardins, ou a um casamento na Igreja da avenida Brasil) com traje de alta qualidade, talvez portando uma griffe, com salto alto e de bico fino sem que a mulher que assim se veste possa ser chamada de perua. Agora, se a mulher utilizar o mesmo traje para ir à periferia ou a um forró de algum clube de nenhuma expressão social, já estaremos admitindo que a mulher possa ser chamada de perua. Então, dizemos nós, o problema não está na vestimenta, está no local onde se usa tal vestimenta.
  

1. Mulher espalhafatosa, que se acha elegante e exagera no visual.

Nossa, olha a roupa dela, quanto exagero, mas que perua!
  

É aquela que é diferente em suas vestimentas, calçados e acessórios, de forma a agradar muitas pessoas e propaga seu "estilo" a outrem(s).

Uma mulher que com seu "estilo" agrada gregos e troianos....
  

Exagerada, espalhafatosa, marca presença.
Centro das atenções.

Beth chegou enfeitada como uma perua.
  

Outras informações sobre Perua:

Palavras com 5 Letras
A Palavra Perua pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Perua possui 5 Letras
A Palavra Perua possui 3 vogais - e ua
A Palavra Perua possui 2 consoantes - p r
A Palavra Perua ao contrário: Aurep
Busca reversa Onomasiológica por Perua
Visualize Perua

2 páginas - 11 Definições