Polícia

8 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Polícia é um Substantivo, masculino singular ;
Polícia é um Substantivo, feminino singular ;

Polícia(pólis+cia) vem do Grego Pólis + Cia, ou seja, campanhia da cidade, que tinha como objetivo promover a ordem dentro das cidades gregas.

polícia é uma palavra derivada do grego!!
  


A polícia é um órgão do Distrito Federal e dos Estados que têm a finalidade constitucional de preservar a ordem pública.
É através do poder de polícia que o estodo impõe suas diretrizes.
A polícia é um braço forte do estado.

Art. 144 - A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
  

Em termos gerais, polícia é a atividade de assegurar a segurança das pessoas e bens, sobretudo através da aplicação da lei. Por extensão, o termo "polícia" é também utilizado para designar as corporações e as pessoas que têm como principal função o exercício daquela atividade.

Se a polícia descobrir que você está carregando um animal silvestre nessas condições você está encrencado.
  


1. Em Portugal e no Brasil o termo faz referência a um agente da polícia.

A polícia reagiu ao assalto e foi baleado.
  

Órgão estadual pelo qual foi instituido para fiscalizar e manter a ordem pública.

Eu trabalho na polícia militar
  


Pessoas que fazem a justiça e a segurança do povo

A polícia civil prendeu 4 pessoas e salvou 6
  

Conjunto de leis que têm o objetivo de garantir a segurança e a ordem públicas. Corporação composta por instituições responsáveis pela manutenção desses valores. O conjunto de membros dessa corporação. A segurança e a ordem públicas. Civilização, cultura de costumes. Conjunto de medidas adotadas para manutenção da saúde pública, entre as quais a fiscalização e a profilaxia. Lista de letras e sinais, estabelecida pelo fundidor, que devem formar uma fonte de tipos. O mesmo que POLICIAL. Sobrenome com esses significados. O plural de POLÍCIA é POLÍCIAS.

Exemplos de polícias no Brasil: Dandara polícia, Heládia polícia, Literaturo polícia, Otaviano polícia e assim sucessivamente.
  

1. Conjunto de leis e disposições cujo objetivo é assegurar a ordem, a moralidade e a segurança física e patrimonial em uma sociedade.
2. Corporação que engloba os órgãos destinados a fazer cumprir esse conjunto de leis e disposições.

3. O artigo 78 do Código Tributário Nacional: ?considera-se poder de polícia a atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do poder público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos?. Note-se que o mencionado artigo define o poder de polícia como atividade da administração publica; contudo, em atenta leitura ao paragrafo único que se segue vemos que o poder de polícia também é considerado regular quando executado por ?órgão competente nos limites da lei aplicável, com observância do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionária, sem abuso ou desvio de poder?.

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

I - polícia federal;

II - polícia rodoviária federal;

III - polícia ferroviária federal;

IV - polícias civis;

V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.

§ 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.

Independente da posição das informações contidas no Art. 144-CF/88, qualquer órgão que inserida no artigo, é órgão de Segurança Pública, conforme obedecidas suas competências, Federal, Estadual e Município.
  

Outras informações sobre Polícia:

Palavras com 7 Letras
A Palavra Polícia pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Polícia possui 7 Letras
A Palavra Polícia possui 4 vogais - o i ia
A Palavra Polícia possui 3 consoantes - p l c
A Palavra Polícia ao contrário: Aicílop
Busca reversa Onomasiológica por Polícia
Visualize Polícia

Compare polícia com outras palavras

Descubra a diferença entre polícia e outras palavras
 polícia ou 1. dependência  polícia ou obediência  polícia ou servilismo  polícia ou submissão  polícia ou subserviência  polícia ou subordinação  polícia ou sujeição. 2. impotência  polícia ou incompetência  polícia ou ineficácia  polícia ou impossibilidade  polícia ou incapacidade  polícia ou inutilidade  polícia ou nulidade  polícia ou inaptidão  polícia ou inépcia.  polícia ou fiscalização  polícia ou controle  polícia ou polícia  polícia ou milícia  polícia ou batalhão  polícia ou exército  polícia ou tropa  polícia ou investigador  polícia ou delegado  polícia ou agente  polícia ou detective  polícia ou detetive  polícia ou policial  polícia ou pm  polícia ou chui  polícia ou bófia  polícia ou judite  polícia ou ramona  polícia ou móina  polícia ou poder de polícia  polícia ou aeronáutica  polícia ou agnome  polícia ou alfanúmero  polícia ou antropônimo  polícia ou codinome  polícia ou cognome  polícia ou constituição  polícia ou corporação  polícia ou crime  polícia ou epônimo  polícia ou estado  polícia ou executivo  polícia ou exército  polícia ou governo  polícia ou igreja  polícia ou judiciário  polícia ou justiça  polícia ou legislativo  polícia ou marinha  polícia ou município 

1 página - 8 Definições