Pombagira

4 Definições encontradas.

A Pombagira, sem dúvidas, é a entidade mais popular da Umbanda e Quimbanda, sendo muito querida e temida ao mesmo tempo.
O termo Pombagira é usado para designar uma falange de entidades espirituais com psiquismo feminino que vibram na mesma freqüência, e que em vidas passadas, já foram nobres, amantes, cafetinas, mulheres da vida, escravas e feiticeiras. É o lado feminino de Exu.

Mulher da noite, bela e vaidosa, vive a sensualidade sem cerimônias, e sempre que baixa nos terreiros com a sua famosa gargalhada, quer beber, fumar e dançar.

Habitante das encruzilhadas, ela vem dos pântanos astrais, conheçidos vulgarmente pelo nome de trevas, as quais ela faz alusão ao Inferno do imaginário da Igreja Católica.

Perigosa, gosta de ser agradada com perfumes doces, batons, jóias e rosas vermelhas. Em troca, dá proteção, abre caminhos e soluciona casos de amor, além de serem ótimas em desobssessão e descarrego.

Quem quiser macho, basta procurar a pombagira.
  


Pomba -gira = é considerado orixá exú feminino, a guardiã, vem com intuito de mestra das passagens, reparadora, intermediaria entre os homens e mulheres, entre " OLORUM"( DEUS), e os humanos, entre espirito e o corpo fisico, as dirigentes do umbral, purgatório ou seja as policiais.

Se estiver com o sexo desvirtuado, a pombagira equilibra, se estiver viciada ou viciado, na bebida, tabagismo, nas drogas de modo geral, a pombagira equilibra o seu mental, sua pisque.
  

Pomba = é um passaro usado no passado como correio,"pombo correios";
gira = movimento, caminhada, deslocamento, volta, giro, etc.

Portanto, fica assim, "mensageira dos caminhos", na religião da umbanda o espirito de pombagira (feminino ou exú feminino)fica á esquerda, limpa, orienta pessoas desvirtuada no sexo ou qualquer tipo de vicios, também conhecida como guardiã,"senhora dos caminhos",proveniente do idioma kimbundu, pambu( fronteira, encruzilhada) do congo e de angola denominados njila/nzila ou pambú njila( senhor guardião do caminho)sua função atuante segue as dos guardiões( nkisi- masculino) e no feminino nkisi, conhecida com pombagira, ja no culto de nação bantu, da lingua kimbundu, encontramos bombogira dá onde se originou,criando pombogira para depois oficializar na umbanda em linha esquerda " pombagira", também da sociedade secreta "gelede", derivada das "yamins" que justifica e fundamenta a palavra" pombagira".

" pombagira abre caminhos e não existe porteiras fechadas e nem caminhos escuros, somente luz e compreensão na vida, sem obstaculos".
  


Pombagira é uma entidade que trabalha na Umbanda, sendo equivalente à forma feminina de Exu.

Os despachos às pombagiras são feitos em encruzilhadas em forma de "T", cemitérios, estradas e, em alguns casos, jardins.
  

Outras informações sobre Pombagira:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Pombagira pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Pombagira possui 9 Letras
A Palavra Pombagira possui 4 vogais - o a i a
A Palavra Pombagira possui 5 consoantes - p mb g r
A Palavra Pombagira ao contrário: Arigabmop
Busca reversa Onomasiológica por Pombagira
Visualize Pombagira

1 página - 4 Definições