Pombagira

7 Definições encontradas.

A Pombagira, sem dúvidas, é a entidade mais popular da Umbanda e Quimbanda, sendo muito querida e temida ao mesmo tempo.
O termo Pombagira é usado para designar uma falange de entidades espirituais com psiquismo feminino que vibram na mesma freqüência, e que em vidas passadas, já foram nobres, amantes, cafetinas, mulheres da vida, escravas e feiticeiras. É o lado feminino de Exu.

Mulher da noite, bela e vaidosa, vive a sensualidade sem cerimônias, e sempre que baixa nos terreiros com a sua famosa gargalhada, quer beber, fumar e dançar.

Habitante das encruzilhadas, ela vem dos pântanos astrais, conheçidos vulgarmente pelo nome de trevas, as quais ela faz alusão ao Inferno do imaginário da Igreja Católica.

Perigosa, gosta de ser agradada com perfumes doces, batons, jóias e rosas vermelhas. Em troca, dá proteção, abre caminhos e soluciona casos de amor, além de serem ótimas em desobssessão e descarrego.

Quem quiser macho, basta procurar a pombagira.
  


São entidades femininas de Umbanda que, quando invocadas nos médiuns, descem para trabalhar dando consultas e fazendo feitiços tanto para o bem quanto para o mal, principalmente amarrações amorosas. São vaidosas e sedutoras. Gostam de luxo, de brilho, e principalmente de homem.

A maior parte das entidades da linha de pombagira foram prostitutas em vidas passadas.
  

Pombagira é uma entidade que trabalha na Umbanda, sendo equivalente à forma feminina de Exu.

Os despachos às pombagiras são feitos em encruzilhadas em forma de "T", cemitérios, estradas e, em alguns casos, jardins.
  


A palavra pombagira é uma forma aportuguesada da palavra banto: pombogira, pambujira, pambunjila, bombomzilla. Entre os povos bantos, Pombagira por vezes é descrita como uma Inquice (divindade banto), uma Deusa ligada a vaidade, ao sexo e a feitiçaria, outra hora é descrita como um espírito trevoso com os mesmos atributos que possui as pessoas que não foram consagradas aos Banquice (plural de Inquice; Deuses). Existe uma versão equivalente desta entidade entre os povos iorubás, conhecida como Lebará ou simplesmente Bará. Na Umbanda e na Quimbanda, religiões espíritas surgidas em terras brasileiras, o termo pombagira além de designar à Inquice, também designa um grupo de espíritos femininos que vêm na mesma frequência da Inquice Pombagira ou mais conhecida como Orixá Lebará. Esses espíritos se apresentam em forma de mulheres bonitas, sedutoras, sensuais e vaidosas, andam geralmente acompanhadas com exús. Segundo o fundamento umbandista, esses espíritos em vida foram cafetinas, prostitutas e princesas. Nas igrejas cristãs, houve a associação da figura afrobrasileira da pombagira com a empusa cristã. Empusas são demônios femininos que se apresentam como mulheres extremamente bonitas, seduzentes e sensuais que aparecem para levar os homens ao pecado. Até hoje, nas igrejas cristãs há essa associação.

"Gabriela só pode ter mexido com uma pombagira para estar tão seduzente assim."
  

Pomba -gira = é considerado orixá exú feminino, a guardiã, vem com intuito de mestra das passagens, reparadora, intermediaria entre os homens e mulheres, entre " OLORUM"( DEUS), e os humanos, entre espirito e o corpo fisico, as dirigentes do umbral, purgatório ou seja as policiais.

Se estiver com o sexo desvirtuado, a pombagira equilibra, se estiver viciada ou viciado, na bebida, tabagismo, nas drogas de modo geral, a pombagira equilibra o seu mental, sua pisque.
  


Pomba = é um passaro usado no passado como correio,"pombo correios";
gira = movimento, caminhada, deslocamento, volta, giro, etc.

Portanto, fica assim, "mensageira dos caminhos", na religião da umbanda o espirito de pombagira (feminino ou exú feminino)fica á esquerda, limpa, orienta pessoas desvirtuada no sexo ou qualquer tipo de vicios, também conhecida como guardiã,"senhora dos caminhos",proveniente do idioma kimbundu, pambu( fronteira, encruzilhada) do congo e de angola denominados njila/nzila ou pambú njila( senhor guardião do caminho)sua função atuante segue as dos guardiões( nkisi- masculino) e no feminino nkisi, conhecida com pombagira, ja no culto de nação bantu, da lingua kimbundu, encontramos bombogira dá onde se originou,criando pombogira para depois oficializar na umbanda em linha esquerda " pombagira", também da sociedade secreta "gelede", derivada das "yamins" que justifica e fundamenta a palavra" pombagira".

" pombagira abre caminhos e não existe porteiras fechadas e nem caminhos escuros, somente luz e compreensão na vida, sem obstaculos".
  

Pombagira ou Pomba Gira é entidade da religião de Umbanda ou Candomblé, como Exu, são espíritos que trabalham nas Trevas para a Luz, trabalham para a Lei Divina, não aceitam trabalhos contra as Leis de Deus, não interferem no livre arbítrio de ninguém, se isso acontecer você está sendo vítima de mistificação ou de seres trevosos.

A pombagira das flores responde ao Orixá Oxum, pois o amor é sua essência.
Nas encruzilhadas do cemitério encontramos Maria Padilha da encruzilhada de fé.
  

Outras informações sobre Pombagira:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Pombagira pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Pombagira possui 9 Letras
A Palavra Pombagira possui 4 vogais - o a i a
A Palavra Pombagira possui 5 consoantes - p mb g r
A Palavra Pombagira ao contrário: Arigabmop
Busca reversa Onomasiológica por Pombagira
Visualize Pombagira

1 página - 7 Definições