Povidona

2 Definições encontradas.

Termo médico, farmacêutico que designa um polímero polivinílico de peso molecular variado; utilizado como agente para suspensão e dispersão, além de veículo para fármacos; é também utilizado como dilatador do volume sanguíneo.

C6H9NO - fórmula química - A polivinilpirrolidona (abreviadamente povidona ou PVP) é um polímero solúvel em água, formado por cadeias de múltiplas vinilpirrolidonas.
Fórmula molecular: C6H9NO.Também forma ligações de hidrogênio com as moléculas de água. Quando seco ele é um pó levemente floculento, o qual absorve até 18% de seu peso em umidade do ar. Em solução, ele apresenta excelentes propriedades de umidificação e facilmente forma filmes (películas). Isto o faz bom como revestimento ou aditivo à revestimentos.O monômero é carcinogênico e é extremamente tóxico para a vida aquática; mas seu polímero (o PVP) em estado puro é completamente inofensivo. Não só é inócuo, como também é empregado como expansor do plasma sanguíneo em vítimas traumatológicas desde a metade do século XX.
  


Polímero solúvel em água.

"O monômero é carcinogênico e é extremamente tóxico para a vida aquática; mas seu polímero (a povidona) em estado puro é completamente inofensivo."
  

Outras informações sobre Povidona:

Palavras com 8 Letras
A Palavra Povidona possui 8 Letras
A Palavra Povidona possui 4 vogais - o i o a
A Palavra Povidona possui 4 consoantes - p v d n
A Palavra Povidona ao contrário: Anodivop
Busca reversa Onomasiológica por Povidona
Visualize Povidona

1 página - 2 Definições