Propina

6 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Propina é um Verbo, presente do indicativo 3a pessoa singular de propinar;
Propina é um Verbo, imperativo 2a pessoa singular de propinar;
Propina é um Substantivo, feminino singular ;

Ato de pagar ou receber de alguem por serviço ou informação as escondidas. Ato ilegal de comprar alguem.

Na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, um Vereador denunciou que a propina corria solta para alterarem uma Lei no sentido de construírem um volume maior de prédios junto a orla do Guaíba.
  


Dinheiro obtido ou fornecido de forma ilícita, como suborno em atos de corrupção, originado no Brasil. principalmente pelo superfaturamento em obras públicas exercido por políticos que por alguma razão tem influência na administração de empreiteiras contratadas por esses administradores e/ou gestores governamentais.

Para conseguir esses benefícios ela teve que pagar propina.
  

S.f.(a) Gratificação a empregados ou a funcionários de baixa categoria.

LEGALIZAÇÃO DA CORRUPÇÃO

A CPI dos Correios, "esqueceu" a gravação em vídeo de um diretor da empresa recebendo uma propina de três mil reais, segundo ele, para um esquema do PTB de Roberto Jefferson - você se lembra? - para apurar denúncias de corrupção nas campanhas eleitorais desde 1998, quando Eduardo Azeredo, presidente do PSDB, foi eleito prefeito de Belo Horizonte, até 2002, quando Lula, presidente de honra do PT, foi eleito presidente do Brasil.
As denúncias passam ainda pelo pagamento de "mensalão" e luvas para a troca de partidos, ligadas ao PTB de Jefferson, ao PP José Alencar e Severino Cavalcanti e ao PFL de Valdemar Costa Neto e ACM.
Tudo isso, aparentemente, ligado ao publicitário mineiro Marcos Valério, cuja empresa, desde 1998, vence licitações ou firma sem licitação contratos com prefeituras, governos estaduais, ministérios e estatais, do PSDB ao PT, da direita à esquerda.
Em meio a essa crise política, muitos políticos ainda têm a cara-de-pau de se aproveitarem para fazer cínicos apelos pela aceleração da votação do projeto de financiamento público das campanhas eleitorais.
Se o projeto for aprovado - e há muita chance disso -, o dinheiro que está sendo desviado dos cofres públicos ilegalmente, via superfaturamento e repasse do excedente do valor dos contratos, licitados ou não, para campanhas e mensalões, passaria a ser desviado, legalmente, da saúde, da educação, da segurança, da energia, das estradas para financiar campanhas eleitorais.
É a legalização da corrupção!
Ao invés de funcionários públicos corruptos e doações via caixa dois das empresas, do dinheiro sujo nas malas e cuecas, teríamos o dinheiro limpo dos cofres públicos para financiar as campanhas, sem qualquer risco de cadeia para políticos e empresários.
Em um país com serviços públicos tão precários como o nosso, o financiamento público de campanhas eleitorais, que existe em países ricos, sem que isso tenha acabado com a corrupção por lá, será mais um assalto explícito ao bolso do contribuinte.
É dever do cidadão lutar contra mais esse abuso do poder.
  


Em Portugal, propina significa mensalidade escolar.

Preciso juntar dinheiro para pagar as propinas da faculdade
  

No turismo e hotelaria esta palavra é usada para se referir às gorjetas recebidas.

Recebi dez reais de propina do casal argentino que entrou no apartamento 501.
  


1. O mesmo que gorjeta, gratificação em dinheiro.
2. [Pop.] Um tipo de suborno, quantia em dinheiro recebida por fora para prestar serviços ilegais ou imorais.

1. O garçom recebeu uma boa propina essa noite.
2. Ela recebeu propina do partido.
  

Outras informações sobre Propina:

Palavras com 7 Letras
A Palavra Propina pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Propina possui 7 Letras
A Palavra Propina possui 3 vogais - o i a
A Palavra Propina possui 4 consoantes - pr p n
A Palavra Propina ao contrário: Aniporp
Busca reversa Onomasiológica por Propina
Visualize Propina

1 página - 6 Definições