Rádio pirata

1 Definição encontrada.

RÁDIO PIRATA é uma estação de radiodifusão em situação ilegal por não ter autorização de funcionamento expedida pelas autoridades governamentais competentes. As rádios piratas são radiodifusoras desautorizadas cujo sinal tem potência suficiente para atingir potenciais ouvintes.

No Brasil uma rádio é considerada pirata, portanto ilegal, quando não possui autorização (concessão) de serviço expedida pelo Ministério das Comunicações e licença para operar a radiofreqüência atribuída pela Anatel.

Existe um grande mito criado pelos grandes veiculos de comunicação que as rádios piratas interfere na comunicação aeronáutica, bem como prejuízos à comunicação entre órgãos de proteção civil, como a polícia, os bombeiros e as ambulâncias.

Rádios "livres"

Alguns sustentam que algumas rádios piratas seriam "rádios livres", pois não teriam caráter comercial e não interfeririam na comunicação de outros meios, algo refutado pelas autoridades, sendo portanto as rádios livres tratadas como estações clandestinas e fechadas pelo órgão competente assim que descobertas.

O plural de RÁDIO PIRATA é RÁDIOS PIRATAS.

Sete de maio de 2007 - 19 horas e 18 minutos - Atualizado em sete de maio de 2007 - 19 horas e 35 minutos.

Uma rádio pirata atrapalha a comunicação entre um avião e uma torre. O fato ocorreu na última sexta-feira (quatro), em São Paulo. O avião se estava preparando para pousar em Guarulhos.

Gustavo Tourinho:
Do G1, em Brasília.

O Ministério das Comunicações e o Comando da Aeronáutica pediram ao Ministério Público para investigar uma rádio pirata que entrou na freqüência de um avião que estava prestes a pousar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na última sexta-feira (quatro). O Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, entregou pessoalmente ao Ministro Hélio Costa um CD com a gravação de quase quatro minutos, em que ficam claras as constantes interrupções na comunicação entre o avião e a torre de controle pela rádio pirata.

"Ouça aqui a gravação!"

Hélio Costa preferiu não divulgar os nomes da rádio, nem os dos envolvidos. "Ainda não é hora para isso. Pedimos ao MP que interpele criminalmente os responsáveis por esse fato lamentável", disse. Segundo o Ministro, não apenas os responsáveis e a freqüência da rádio foram identificados, como a própria estação já foi tirada do ar.

"O mais grave dessa situação é que o avião se estava preparando para pousar", lamentou o Ministro. Hélio Costa informou que há inúmeras rádios piratas atuando nas imediações dos dois Aeroportos da Cidade de São Paulo, e pediu para os responsáveis por isso terem mais consciência do risco que sua atividade representa.

"Não leva mais de cem dias para alguém registrar uma rádio comunitária. Tudo está explicado no site do Ministério das Comunicações." O Ministro lamentou, também, o fato de essa rádio pirata atuar como rádio comunitária.
  


Outras informações sobre Rádio pirata:

Palavras com 12 Letras
A Palavra Rádio pirata pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Rádio pirata possui 12 Letras
A Palavra Rádio pirata possui 6 vogais - a io i a a
A Palavra Rádio pirata possui 6 consoantes - r d p r t
A Palavra Rádio pirata ao contrário: Atarip oidár
Busca reversa Onomasiológica por Rádio pirata
Visualize Rádio pirata

1 página - 1 Definição