Sacrílego

4 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Sacrílego é um Substantivo, masculino singular ;
Sacrílego é um Adjetivo, masculino singular ;

Prática de ato condenável pela moral religiosa.

Eça de Queiroz, o sacrílego

Ainda estou me encantando com A Relíquia.

E adoro quando ele mistura as sacanagens do Teodorico com as obrigações religiosas que ele cumpria só pra agradar a tia. Olha só a primeira visão que o garoto teve de uma mulher bonita, exatamente quando estava rezando. Achei admirável o jeito como ele usa três sentidos (olfato, visão, audição) pra falar da impressão que a presença da mulher causa no garoto. Ele quase me fez sentir o perfume também.

Quando recolhíamos ao quarto, alumiados pelo Gonçalves, passou por nós, bruscamente, no corredor, uma senhora, grande e branca, com um rumor forte de sedas claras, espalhando um aroma de almíscar. Era a inglesa do senhor barão. No meu leito de ferro, desperto pelo barulho das seges, eu pensava nela, rezando Ave-Marias. Nunca roçara corpo tão belo, de um perfume tão penetrante; ela era cheia de graça, O Senhor estava com ela, e passava, bendita entre as mulheres, com um rumor de sedas claras. . .

E eu imagino o escândalo que as passagens abaixo devem ter causado para os católicos mais fervorosos:

Porque agora, eu estava bem decidido a não deixar ir para Jesus, filho de Maria, a aprazível fortuna do Comendador G. Godinho. Pois quê! Não bastavam ao Senhor os seus tesouros incontáveis; as sombrias catedrais de mármore, que atulham a terra e a entristecem; as inscrições, os papeis de credito que a piedade humana constantemente averba em seu nome; as pás de ouro que os Esdados, reverentes, lhe depositam aos pés trespassados de pregos; as alfaias, os cálices, e os botões de punho de diamantes que ele usa na camisa, na sua Igreja da Graça? E ainda voltava, do alto do madeiro, os olhos vorazes para um bule de prata, e uns insípidos prédios da Baixa! Pois bem! Disputaremos esses mesquinhos, fugitivos haveres, tu, ó filho do carpinteiro, mostrando à Titi a chaga que por ela recebeste, uma tarde, numa cidade bárbara da Ásia, e eu adorando essa chaga, com tanto ruído e tanto fausto, que a Titi não possa saber onde está o mérito, se em ti que morreste por nos amar de mais, se em mim que quero morrer por não te saber amar bastante!. . . Assim pensava olhando de través o céu, no silencio da Rua de São Lázaro.

(...)

Muda, impressionada, ela acendeu reverentemente, uma a uma, todas as velas do altar. Chegou mais para a borda uma imagem de São José, favorito da sua alma, para que fosse ele o primeiro a receber a ardente rajada de preces que ia escapar-se, em tumulto, do meu coração cheio e ansioso. Deixou-me entrar, de rastos. Depois, em silêncio, desapareceu, cerrando o reposteiro com recato. E eu ali fiquei, sentado na almofada da Titi, coçando os joelhos, suspirando alto ? e pensando na Viscondessa de Souto Santos eu de Vilar-o-Velho, e nos beijos vorazes que lhe atiraria por aqueles ombros maduros e suculentos, se a pudesse ter só um instante, ali mesmo que fosse, no oratório, aos pés de ouro de Jesus, meu Salvador!

Sacrilégio. E literatura de primeira.
  


Flexão de sacrílego. Relativo a cometer sacrilégio.

Essas mulheres são sacrílegas.
  

Derivação de sacrilégio.
Quem comete sacrilégios, pecados, desrespeito as crenças religiosas.

São pecadores sacrílegos!
  


Que comete um sacrilégio ou um pecado.

Só uma pessoa sacrílega destruiria um crucifixo.
  

Outras informações sobre Sacrílego:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Sacrílego possui 9 Letras
A Palavra Sacrílego possui 4 vogais - a i e o
A Palavra Sacrílego possui 5 consoantes - s cr l g
A Palavra Sacrílego ao contrário: Ogelírcas
Busca reversa Onomasiológica por Sacrílego
Visualize Sacrílego

1 página - 4 Definições