Satélites galileanos

1 Definição encontrada.

Chamam-se satélites galileanos os 4 maiores satélites (luas) de Jupiter, descobertos por Galileo Galilei, com o seu modesto telescópio, em 1610. São eles em distância crescente de Júpiter: Io, com 3.643 Km de diâmetro, orbitando o planeta mãe a 421.700 Km. É o corpo mais vulcânico do sistema solar com centenas de vulcões ativos, expelindo lavas a alturas superiores a 100 Km; Europa, pouco menor do que a nossa Lua, com 3.122 Km de diâmetro, circundando Júpiter a uma distância de 671.034 Km, composto de um núcleo central de ferro e rochas, circundado por um oceano com 100 Km de profundidade, recoberto por uma carapaça de gelo de alguns kilometros de espessura. Segundo os astrônomos, fora da Terra, é o lugar mais propício do sistema solar para a existência de vida ( no caso, vida marítima ), pois esses oceanos podem, em virtude das marés de Júpiter, serem de temperatura moderada. Os efeitos das marés contorcem e quebram continuamente a carapaça de gelos, que se solidificam pouco tempo depois, possibilitando, entretanto, sua comunicação comm o mundo exterior. Uma das próximas missões da NASA, missão prioritária, aliás, é enviar um robô que fure essa carapaça e viaje por esse mar interior como um submarino; Ganymedes, o terceiro em distância, maior satélite de Júpiter e de todo o sistema solar, com 5.800 Km de diâmetro, circundando Júpíter a uma distância de 1.070.412 Km, não tem vulcões como Io, mas uma crosta composta de permafrost e muita água congelada e, o quarto em distância de Júpiter ( dentre os galileanos), é Calisto, segundo em tamanho, com 4.821 Km de diâmetro (como Ganymedes,
também maior que o planeta Mercúrio ), com superfície sem vulcões, mas com muito permafost (mistura de gelo com crosta de rochas) e muita água congelada. Também, segundo a NASA, será possivelmente o primeiro lugar de pouso para os primeiros astronautas a explorar Júpiter e seu sistema, pois distando 1.882.709 Km do planeta mãe, seu índice de radiação proveniente de Júpiter é bem menor, facilitando o uso de roupas mais leves para os astronautas se protegerem da radiação oriunda do planeta joviano.

O nome "satélites galileanos" foi uma homenagem ao florentino Galileo Galilei descobridor desse 4 primeiros satélites e defensor dos sistema heliocêntrico do sistema solar, razão porque foi mantido encarcerado (em prisão domiciliar) pela inquisição, durante grande parte de sua vida. Um grande homem e uma grande vítima, mas que nunca abjurou suas convicções.
  


Outras informações sobre Satélites galileanos:

Palavras com 20 Letras
A Palavra Satélites galileanos possui 20 Letras
A Palavra Satélites galileanos possui 9 vogais - a e i e a i ea o
A Palavra Satélites galileanos possui 11 consoantes - s t l t s g l l n s
A Palavra Satélites galileanos ao contrário: Sonaelilag setilétas
Busca reversa Onomasiológica por Satélites galileanos
Visualize Satélites galileanos

1 página - 1 Definição