Alexandria

Por (DF) em

Significado de Alexandria:

Alexandria era um centro urbano que deu origem ao reino egípcio dos Ptolomeus. Foi fundada em 332 a.C. pelo macedônio Alexandre Magno e em pouco tempo se tornou uma das maiores cidades do mundo grego. No quebra-mar do Mar Mediterrâneo, foi construído o Farol de Alexandria, com 135 metros de altura, divididos em três partes onde a primeira era quadrada, a do meio era de oito faces e a superior era cilíndrica. Era rodeada por uma rampa em forma de caracol que chegava ao topo onde havia a estátua do deus Hélio, o deus Sol. O farol é considerado uma das maravilhas do mundo antigo.
A cidade foi a principal base marítima do Mediterrâneo, pois abrigava grandes embarcações e permitia que a cidade exportasse sua produção para todo o país. Tornou-se capital do Egito e nela foi construído grandes palácios, instituições públicas, museus, bibliotecas e templos.


Exemplo do uso da palavra Alexandria:

[...] Não encontrou outro modo de alcançar aquilo que precisava, na apertura em que se achava. Chamava-se o judeu Melquisedeque. Emprestava dinheiro, como agiota, em Alexandria. Saladino imaginou que o judeu tivesse bastante para poder atendê-lo, se o quisesse. [...]
(Trecho do Livro Decamerão de Giovanni Boccaccio . Pág. 51. Ed. Nova Cultural)