Caraíbas

Por (BA) em

Significado de Caraíbas:

Povoado do município de Campo Formoso na região norte da Bahia. No passado, era habitada pelos índios das tribos paiaiás que aos poucos foram sendo dizimadas pelos exploradores portugueses que começaram a povoar o local em busca de pastagens para o gado bovino.
A localização fica próxima as serras da jacobina com um clima semi-árido com verão quente e seco e um inverno frio e chuvoso, por está numa altitude de mais de 600 metros registra temperaturas médias em torno de 23° com máximas em torno de 32° C no verão e mínima de 12° C no inverno.
A economia essencialmente rural tem como principais atividades econômicas a produção de farinha que é o produto mais produzido pela maioria da população, seguido do cultivo de milho e feijão e recentemente com a produção de tomate e cebola, além de uma produção significativa de Mel de abelha italiana. Já na pecuária destaque para a criação de bovinos leiteiros, e em menor quantidade a criação de ovinos, caprinos e suínos para o abate.
Para complementar a renda também são criados nos quintais galinha do tipo balão e caipira.
A comunidade vem apresentando um rápido crescimento na população devido ao retorno das pessoas que moravam no sudeste e no centro-oeste, muitos dos que retornaram e os que já moravam na comunidade hoje trabalham na construção civil, nas grandes empresas que atuam no município,, na pecuária leiteira, na agricultura familiar, em pequenos negócios, nas escolas públicas e nas feiras.
Na hidrográfia apresenta pequenos riachos temporários com destaque para: riacho da Fortuna que foi represado para a construção do AçudeCaraíbas e Riacho do Sal com solo altamente salinizado, além de conter lagoas como a da Jurema e Tanque Velho.
Sua população estimada em torno de 1300 habitantes que são distribuídos em 17 ruas sendo as mais populosas: Praça da Feira, Rua Santo Antônio, Ruas do Chafariz I e II, Rua Júlio Pedro, Vila Joel e Avenida Luís Timóteo.
O acesso principal é feito pela rodovia BA-220 que faz ligação com o distrito de Poços a 5 Km de distância e Com a Sede de Campo Formoso a 13 Km de distância.
Além dessa rodovia pode se chegar em Caraíbas pelas estradas não pavimentadas que são interligadas aos povoados de Tiquara, Olaria, Campo Frio, Folha Larga, Lagoa da Roça, Olho D'aguinha e Gravará.
Caraíbas faz parte de uma área que apresenta ventos favoráveis para a produção de energia eólica e nos arredores do povoado serão instalados em breve um parque eólico.
Na produção mineral destaque para as olarias de tijolos e telha, dianomita e mármore descoberto recentemente.
A cultura é típica nordestina com os festejos juninos e cavalgadas sendo as atrações mais populares.
A maioria das pessoas são católicas mas nos últimos anos vem aumentandos o número de evangélicos sendo que as igrejas de maior número de convertidos são Assembléia de Deus Missão; Igreja Pentecostal Unida do Brasil e Adventista do Sétimo Dia.
É um dos lugares mais tranquilos para se viver, apresenta índices pequenos de violência e de pobreza.


Exemplo do uso da palavra Caraíbas:

Caraíbas ou Caraibinhas é popular pela produção de mel e farinha.