Gótico

Por (RJ) em

Significado de Gótico:

Pessoa que possui uma capacidade artística e/ou cultural mais ampla que a normal. Conseguem perceber beleza e poesia em coisas que a maioria das pessoas acha sinistra ou soturna. Não tem uma admiração, por assim dizer, pela morte, e sim a Vêem como algo que lhes faz perceber que a vida tem fim, é finita. Que há um algo de beleza e poesia na tristeza e na melancolia.

São em geral pessoas muito cultas, que escrevem inúmeros textos e poesias conhecendo muito sobre literatura, música, religião, ocultismo, história, mitologia entre inúmeras outras áreas do conhecimento.

Possuem um gosto musical normalmente refinado que incluí musica clássica, canto lírico, óperas, musica celta, new age, medieval e muitas outras.

Dentro do gótico há subdivisões razoavelmente aceitas e outras polémicas:
Tradicional Goth/ darkwaver, Deathrocker, Rivethead, Cybergoth, Kinder Goth ou Baby Goth, Victoriam Goth, Uber Goth e Medieval Goth.

Note que nem todos concordam com essas subdivisões mas foram as com melhor descrição que encontrei para ilustrar que elas existem.


Em nada se assemelham a imagem passada pela mídia, como sempre totalmente desinformada, de pessoas melancólicas,vestidas de preto, com maquiagem pesada e pensando na morte em em suicídio o tempo todo. Descrição que está mais para os Posers.
Que, para quem não sabe, Poser é aquele que quer fazer parte de uma "tribo" ou grupo sem conhecer nada ou quase nada e restringe-se a imitar modelos imbecis vistos na mídia achando que isso lhes renderá aceitação por parte do grupo. Muitas vezes imitam apenas, e péssimamente, o modo de se vestir e alardeiam pertencer ao grupo.

Há também uma tendência das pessoas de mentalidade medíocre de considerar gótico qualquer um que seja estranho, vestido de preto e com maquilagem pesada. Muitos góticos muitas vezes nem usam maquilagem e se vestem pouco de preto no dia a dia.

SER GÓTICO NÃO É SIMPLESMENTE SE VESTIR DE PRETO, USAR MAQUILAGEM PESADA E FICAR PENSANDO EM MORTE!


Exemplo do uso da palavra Gótico: