Mousinho

Por (AM) em

Significado de Mousinho:

É sobrenome de Família Antiga, de origem Portuguesa, descende de regiões onde houve domínio dos Mouros em Portugal. Com variações como Moura, Mourão, Mouriscos, Mourinho, Mouzinho, Moutinho, etc.

Nome de maior incidência em Portugal e Brasil, também é encontrado em outros lugares como EUA, Inglaterra, Espanha, Gales...

Vieram ao Brasil na época da Colonização Portuguesa, por ordem e incentivos da Coroa Luso/Espanhola para colonizar as terras mais ao norte e proteger de ataques de outros países que tinham interesse nessas terras, como a França.

O mais antigo deste nome que se conhece é João Mouzinho, que no ano de 1296 tinha fazendas na Beira, místicas com as de João Lourenço da Cunha, instituidor do morgado da Tábua, pois outro de mesmo nome, - Gonzalo Mouzinho - referido em certo documento de 13 de junho de 1145, não existiu porquanto o diploma falso. Embora João Mouzinho possuísse bens na província da beira, ou Mouzinhos não se ficaram nela, mas na do Alentejo, sendo o seu grande centro em Castelo de Vide.

Na cidade do Porto, em Portugal, existe a Praça Mouzinho de Albuquerque, em Homenagem à Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque, uma das mais brilhantes figuras militares portuguesas de finais do século XIX e inícios do século XX e governador-geral de Moçambique em 1896 e 1897. Entre outras Homenagens em nomes de Ruas e Escolas para outras figuras Históricas pertecentes aos Mousinho.

O Brasão de armas usadas por esta família são: De azul, com banda Ed prata, carregada de três muletas de vermelho, de oito raios, acompanhada de seis estrelas de ouro, de oito raios, postas em orla. Timbre: uma aspa de prata, carregada de uma muleta do escudo.
As armas que trazem são: De azul com uma flor-de-lis de ouro, cantonada de quatro cabeças de serpe do mesmo, lampassadas e cortadas de vermelho. Timbre: uma cabeça de serpe do escudo.


Exemplo do uso da palavra Mousinho:

Vasco Mousinho de Quevedo