Peter brian medawar

Por (MG) em

Significado de Peter brian medawar:

1. Sir Peter Brian Medawar (1915 - 1987), nasceu em Petropólis, RJ, filho de pai libanês e mãe inglêsa. Foi o único brasileiro, nato, até hoje, a receber um prêmio Nobel, mais precisamente o Nobel de Medicina ou Fisiologia de 1960, juntamente com Sir Frank Burnet, por "estabelecer as bases da tolerância imunológica no combate à rejeição de transplantes de órgãos". Aos quinze anos de idade, já registrado no consulado inglês como britânico, como filho de inglêsa que era, transferiu-se com a família para estudar na Inglaterra, no Marlborough College, mas manteve todavia a sua nacionalidade brasileira até os 18 anos, quando, não ,podendo fazer seu serviço militar, teve a sua nacionalidade brasileira cassada, não obstante os reiterados apelos de seu pai feitos ao ministro Salgado Filho, então ocupando a pasta militar que o convocou. Depois de completado seu curso secundário, matriculou-se na Universidade de Oxford, no seu Magdalen College, para estudar biologia e zoologia, onde recebeu seu B.Sci e D.Sci. Já aos 32 anos de idade, em 1937, já era Professor Catedrático de Zoologia na Universidade de Birmingham, onde, após a sua morte, teve um de seus prédios nomeado em sua homenagem. Stephen Jay Goud, o famoso catedrático de biologia de Harvard, dizia ser ele o homem mais talentoso que conheceu em toda a sua vida. Richard Dawkins ( "O Gene Egoísta", "Deus, um Delírio" ), também de Oxford, disse ser ele o escritor científico mais perspicaz dentre todos que conheceu. Ele terminou sua carreira como professor de Fisiologia no University College da Universidade de Londres. Em 1949, foi nomeado "fellow of the Royal Society", a Academia Britânica. Em 1962, foi nomeado Chefe do National Institute of Medical Research, o mais importante órgão de investigação médica do Reino Unido. Em 1965 foi nomeado cavaleiro do Império Britânico, recebendo o título de Sir. Entre seus outros títulos, constam os seguintes:

- Presidente da Associação Britânica para o Progresso da Ciência;
- Membro da American Philosofical Society;
- Membro da Acadêmia Americana da Ciência e das Artes;
- Membro da Academia de Ciência dos Estados Unidos, entre muitas outras honrarias.

Casou-se em 1937, com Jean Shinglewood Taylor, filha de um médico de Cambridge e sua colega no Magdalen College. Tiveram 2 filhos, Charles e Alexander e 2 filhas, Caroline e Louise.
Faleceu em 1987, aos 72 anos, vitimado por um derrame cerebral.


Exemplo do uso da palavra Peter brian medawar:

" À época de seu falecimento, Medawar era considerado como uma das maiores figuras da pesquisa médica da Inglaterra e do mundo".