Priapus

Por (SP) em

Significado de Priapus:

S.m(o) Mit. - deus grego fálico.
2. Intoduzido em Roma com o nome de Facinum .
3. Priapea - poemas em grande parte jocosos, engraçados e obcenos em honra a Priapus.
4.Pat. priapismo.


Exemplo do uso da palavra Priapus:

Filho de Afrodite e Dionisio. Padroeiro dos jardins, vinícolas, marinheiros e pescadores.Muito popular em Pompéia. Ele é retratado trajando um longo vestido que deixa à mostra seu orgão genital.Os romanos colocava a estátua pintada em vermelho, com o seu enorme pênis (phallus) em jardins, vinhedos, como uma espécie de espantalho para assustar intrusos, combater o mau olhado e também para assegurar a fecundidade. Era ofertado a Priapus leite, mel, frutos dos campos e por vezes até burros.
Originalmente Priapus era um deus da fertilidade na Ásia Menor, especialmente na Lampsacus no Helesponte e era o mais importante deus do local pantheon .
Assim como qualquer deus, Priapus possuia seus poderres e arma tal qual Zeus - deus do raio, Poseidon - tridente, Atena - lança, Thor - martelo, etc.
Atribua-se a essa arma o seu falo. Pois relatos mitológicos informam que Priapus não admitia que nem un ser vivo macho tivesse o pênis maior que o seu.
Certa vez mostraram-lhe um jumento dizendo que aquele animal era superior. Priapus contrariado e não aceitando a afronta começou a espancar o animal.