Relatório

Por (SP) em

Significado de Relatório:

Um relatório é uma exposição escrita, minuciosa e circunstanciada relativa a um assunto ou facto ocorrido. O objectivo de um relatório é comunicar uma actividade desenvolvida ou ainda em desenvolvimento durante uma missão. Deve fornecer o relato permanente de um estudo ou de uma pesquisa e a informação necessária, que deve ser global e coerente, capaz de permitir tomadas correctas de decisões.


Exemplo do uso da palavra Relatório:

Um relatório é composto de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Os elementos pré-textuais são todos os que precedem a Introdução propriamente dita, como a Capa, a Folha de Rosto, os Agradecimentos, o Sumário, o Índice, o Resumo. Os elementos textuais são os que constituem o Corpo central do trabalho: Introdução, Desenvolvimento e Conclusões. Na introdução, dão-se indicações sobre o objecto e as finalidades do relatório, a sua ideia central, as principais subdivisões; a parte central é constituída pelo desenvolvimento ou corpo do relatório, onde, numa sequência lógica, deve haver uma parte descritiva com os assuntos, o contexto situacional e as possíveis experiências; uma parte crítica, com uma análise dos factos através de argumentos precisos.