Tablatura

Por (AM) em

Significado de Tablatura:

1. É uma representação do braço do violão, que indica qual corda e a casa que você deve tocar. As linhas horizontais representam as cordas. Uma casa no violão é a distância de um traste (ou seja, o ferrinho vertical que divide o braço do violão) ao outro.


Exemplo do uso da palavra Tablatura:

Os principais símbolos que aparecem em tablaturas e seus significados são:
/ - Significa "fazer um Slide", ou seja, passar de uma nota para outra arrastando o dedo sobre os trastes até alcançar a nota-alvo.

X ou PM - Conhecida como "nota morta" ou Palm Mute, quer dizer "tocar as cordas sem pressionar nenhuma nota, apenas encostando levemente sobre elas com a mão esquerda". O objetivo é fazer um som abafado, apenas para marcar o tempo.

~ - Este é o sinal para o Vibrato, uma técnica em que você faz a nota vibrar, agitando o dedo que a está tocando para gerar um som que oscila suavemente.

b ou ^ - Indicação para realizar um "Bend". Isto é, puxar a corda que está sendo tocada para cima, ou para baixo, a fim de alcançar uma nota mais aguda.

br - bend release. Levanta a corda e desce a corda.

h - "Hammer-On". Significa tocar uma nota com um dedo e em seguida tocar outra nota com outro dedo da mão esquerda, mas sem palhetar ou tocar a corda. Você bate na nota com um pouco de força e ela vibra.

s ou p - SLAP & POP. Estas letras aparecerão sobre a tablatura, elas significam que
a nota que está abaixo dela deve ser slapada ou poped.

T - Tapping. Toca a nota com a mão direita