Teologia liberal

Por (PE) em

Significado de Teologia liberal:

A teologia liberal é uma teologia cujos ensinamentos não estão de acordo com a Bíblia Sagrada. A teologia liberal ou liberalismo teológico não é algo novo. Começou a florescer de forma sistematizada devido à influência do racionalismo de Descartes e Spinoza, nos séculos XVII e XVIII, que redundou no iluminismo. O liberalismo opunha-se ao racionalismo extremado do iluminismo. Segundo Michael D. Palmer, "o Iluminismo é um movimento filosófico do século XVIII, com ênfase no livre uso da razão, no método empírico da ciência e no questionamento das doutrinas e valores tradicionais."
A teologia liberal opõe-se a teorias fixas sobre a inspiração das Escrituras, favorecendo o uso da crítica histórica. Não obstante a Bíblia ser escrita por homens, sua inspiração é plenamente divina. Cânon, quer dizer "medida exata", ou seja, esta é uma palavra inspirada por Deus e cheia de autoridade.
Estamos vivendo uma época onde estão em evidência várias doutrinas contrárias à Palavra de Deus. É preciso estar atento! O liberalismo teológico tem se infiltrado na ortodoxia cristã de modo sorrateiro, com uma roupagem moderna e sutil, tendo aparência de verdade. A igreja do Senhor não pode abrir espaço ou brechas para o liberalismo, pois acabará perdendo sua autoridade, deixando de ser "sal e luz". A história pode provar que aonde o liberalismo teológico chega, a Igreja perde a comunhão com o Pai. A Palavra de Deus alerta: "Quem tem ouvidos ouça o que o ESPÍRITO diz às igrejas".


Exemplo do uso da palavra Teologia liberal:

A teologia liberal não honra os ensinamentos da Bíblia.