Solilóquio

2 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Solilóquio é um Substantivo, masculino singular ;

- Dolatim "solilóquium" (solus = sozinho e loqui = falar); conversa de alguém consigo mesmo. Distingue-se do monologo (fala ou discurso por uma única pessoa em teatro ou oratória, etc.) porque, embora etimologicamente de igual significado, o Solilóquio é uma espécie de diálogo do autor com sua alma, com sua consciência, um "autodialogo" (neologismo?); ato de alguém conversar consigo próprio, conotativamente monólogo; introspectar ao eupsíquico.

Deve-se citar como exemplo da literatura universal, os "Soliloquiorum libri duo" de Santo Agostinho, escrito no começo do ano 387, quando este se preparava para o batismo, na solidão de Cassiano, sob a forma de um diálogo com sua própria razão ou consciência. Agostinho propõe-se a mostrar a existência de um Deus no primeiro livro; e a imortalidade da alma no segundo livro. Na literatura medieval portuguesa assumem importantes relevos os solilóquios e meditações do pseudo-Agostinho o padre Manuel Bernardes, na luz e calor; usa também o solilóquio para exprimir os afetos espirituais da alma em colóquio com o seu Deus. No princípio do século XIX, o "Motim" literário em forma de solilóquio (4 vils. LX, 1811) do Padre José Augusto de Macedo que de certo modo profaniza o gênero, fazendo dele conversa de jornalismo um tanto irreverente e paradoxal.
  


Diálogo consigo mesmo, muito comum em bêbados e loucos em geral.

"Como todos sabemos as pessoas mantem um constante diálogo consigo durante boa parte do dia" Trecho do livre MENTES COM MEDO de Ana Beatriz B. Silva
  

Outras informações sobre Solilóquio:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Solilóquio possui 10 Letras
A Palavra Solilóquio possui 6 vogais - o i o uio
A Palavra Solilóquio possui 4 consoantes - s l l q
A Palavra Solilóquio ao contrário: Oiuqólilos
Busca reversa Onomasiológica por Solilóquio
Visualize Solilóquio

1 página - 2 Definições