Subemprego

3 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Subemprego é um Substantivo, masculino singular ;

Subemprego é uma situação econômica localizada entre o emprego e o desemprego. Ocorre normalmente quando a pessoa não tem recursos ou condições para se manter parada enquanto procura emprego e vai para uma atividade da economia informal (por exemplo, a de camelô ou a de catador de papel) em função da necessidade de sobrevivência.

Tal situação - que deveria ser temporária - transforma-se em definitiva quando o trabalhador não consegue mais voltar à economia formal (com o recebimento de salário, carteira assinada, etc.) e transforma o subemprego em modo de vida.

Os trabalhadores em situação de subemprego não podem pagar a Previdência Social, nem possuem direitos trabalhistas.

Camelôs e catadores de papéis são exemplos de subemprego.
  


Definição do Dicionário Aurélio: "Situação de pessoas que, embora tenham ocupação remunerada, exercem atividades de baixa produtividade, como, p. ex., vigia de automóveis, ou só têm emprego parte do tempo, como certos trabalhadores rurais."

Exemplos de trabalhos onde existe o subemprego: catadores de cana de açúcar, muito comum no norte e nordeste do Brasil, e os famosos flanelinhas do Rio de Janeiro.
  

Subemprego significa quase um emprego normal, com carteira assinada, registrado. Na verdade é um emprego informal, no qual o cidadão não tem benefícios próprios e nem tem carteira assinada, registro, plano de saúde, etc.

Uma pessoa com subemprego também recebe o salário mensal, pelos dias trabalhados, ou seja uma renda mensal, que ajuda no orçamento da família.
  


Outras informações sobre Subemprego:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Subemprego possui 10 Letras
A Palavra Subemprego possui 4 vogais - u e e o
A Palavra Subemprego possui 6 consoantes - s b mpr g
A Palavra Subemprego ao contrário: Ogerpmebus
Busca reversa Onomasiológica por Subemprego
Visualize Subemprego

1 página - 3 Definições