Tinhorões

3 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Tinhorões é um Substantivo, masculino plural de tinhorão;

Plural de tinhorão. [Bot.] Nome comum às ervas aráceas da América tropical, do gênero Caládio, particularmente a espécie Caladium bicolor, muito cultivada em jardins por folhas grandes, manchadas ou mosqueadas de branco e vermelho; papagaio, tajá.

Os tinhorões são ervas.
  


[Bot.]- Tinhorão é o nome popular de uma planta considerada tóxica que pertence à família das aráceas e também é conhecida como tajá, taiá e caládio. Todas as suas partes são tóxicas e contém um princípio ativo chamado oxalato de cálcio. A ingestão de qualquer parte pode causar inchaço dos lábios, boca e língua, náuseas, vômito, diarréia, dificuldade de respirar e asfixia. O contato com os olhos pode causar iritação ou lesão na córnea.

O nome científico do tinhorão é : Caladium Bicolor.
  

O tinhorão (Caladium bicolor) é uma planta bulbosa muito apreciada devido à sua folhagem ornamental. Ela apresenta folhas grandes, rajadas ou pintalgadas, com duas ou mais cores e tonalidades de branco, verde, rosa ou vermelho. As inflorescências têm importância ornamental secundária e são muito parecidas com as do lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisi), sendo brancas ou esverdeadas e podem ser pintalgadas como as folhas. A floração ocorre no verão.

Ex1. Aquele tinhorão, tem belas folhas.
Ex2. O menino observa o belo tinhorão.
  


Outras informações sobre Tinhorões:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Tinhorões pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Tinhorões possui 9 Letras
A Palavra Tinhorões possui 4 vogais - i o oe
A Palavra Tinhorões possui 5 consoantes - t nh r s
A Palavra Tinhorões ao contrário: Seõrohnit
Busca reversa Onomasiológica por Tinhorões
Visualize Tinhorões

1 página - 3 Definições