Titânia

2 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Titânia é um Substantivo, feminino singular de titânio;

Titânia é o maior satélite do Planeta Urano, tendo sido descoberto por William Herschel em 1787. Orbita o planeta a uma distância de 426.000 Km, pouco mais distante que a Lua da Terra, num movimento sincrônico, isto é, sempre com a mesma face voltada para o principal, exatamente como a Lua em relação à Terra. Tem um diâmetro de de 1587 Km, sendo o oitavo satélite em tamanho do sistema solar. Segundo geologistas planetários, parece ter um oceano, de água líquida, com 50 Km de profundidade, assim mantida pelas forças de maré de Urano, que contorcem continuamente o satélite, impedindo que a água se congele, entre o núcleo e a manta, muito semelhante àquele do satélite Europa, de Júpiter.

"Pessoas pouco versadas em astronomia costumam confundir titânia com Titã, maior satélite de Saturno e Tritão, maior satélite de Netuno. Como todos esses nomes se derivam de titã, sinônimo de colossal, gigantesco, essa nomenclatura indica claramente que são os maiores satélites de seus respectivos planetas, mas dando margem a muita confusão".
  


[Astron.]-Titânia é o nome do maior satélite de Urano e o 8º maior do Sistema Solar, com um diâmetro de 1.578 Km. Foi descoberto em 1787 e recebeu o nome de uma personagem de uma obra de Shakespeare. É formado por quantidades aproximadamente iguais de gelo e rocha e sua superfície é marcada por várias crateras de impacto.

titânia foi estudada pela sonda espacial Voyager 2, em janeiro de 1986.
  

Outras informações sobre Titânia:

Palavras com 7 Letras
A Palavra Titânia possui 7 Letras
A Palavra Titânia possui 4 vogais - i a ia
A Palavra Titânia possui 3 consoantes - t t n
A Palavra Titânia ao contrário: Ainâtit
Busca reversa Onomasiológica por Titânia
Visualize Titânia

1 página - 2 Definições