Toluca

2 Definições encontradas.

[Geog.]- Toluca é o nome de um vulcão no México com uma altitude de 4.577 metros, formado por duas crateras, tendo o seu cume sempre coberto por neve. Seus flancos, em uma altitude de cerca de 3 mil metros, são cobertos por pinheiros e azinheiras (vide).

As coordenadas geográficas deste vulcão são: 19º 04' de latitude norte e 99º 44' de longitude oeste.
  


Toluca é a capital do Estado do México. Sua população é de aproximadamente 475 mil habitantes, com mais de 950 mil na sua zona metropolitana. É praticamente conurbada com a Cidade do México, estando seu centro a 45 minutos da Cidade do México. Uma das atrações interessantes é o vulcão, adormecido, ainda não totalmente extinto Nevado de Toluca a poucos quilômetros da cidade, e Metepec, que era um povoado, mas cresceu muito, tendo hoje apenas uma avenida separando uma cidade da outra, com populações quase de mesmo tamanho. Há ainda o magnífico "El Cosmovitral", um jardim botânico com belíssimos vitrais na zona central da cidade. Nas proximidades da cidade, localiza-se um sítio arqueológico pré-hispânico que vale a pena visitar, chamado Calixtlahuaca. E a 30 minutos há outro, chamado Teotenango, que fica em Tenango del Valle, com pirâmides astecas.

"As lufadas boreais são outras; misturam-se de pontas de gelo e esses furacões irrespiráveis impelem para a neve os trenós dos esquimós. Outros ventos queimam. É o simum da África, é o tufão da China e o samiel da Índia. Simum, Tufão, Samiel; parece que são demônios estes nomes. Fundem o cimo das montanhas; uma tempestade vitrificou o vulcão de toluca." (Trecho do Livro Os Trabalhadores do Mar de Victor Hugo . Pág. 199. Ed. Nova Cultural)
  

Outras informações sobre Toluca:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Toluca possui 6 Letras
A Palavra Toluca possui 3 vogais - o u a
A Palavra Toluca possui 3 consoantes - t l c
A Palavra Toluca ao contrário: Aculot
Busca reversa Onomasiológica por Toluca
Visualize Toluca

1 página - 2 Definições