Tonoscópico

1 Definição encontrada.

Tosconopia é uma propriedade coligativa que constitui na diminuição da pressão máxima de vapor (PMV) de um solvente quando se adiciona a ele um soluto não-volátil. Em relação à pressão de vapor de um solvente puro, pode-se dizer que sempre ela será maior do que a pressão de vapor de uma solução. Isso decorre do fato de que as partículas do soluto roubam energia cinética das moléculas do solvente, impedindo que parte destas ganhem o estado de vapor. As partículas dispersas constituem uma barreira que dificulta a movimentação das moléculas do solvente do líquido para a fase gasosa.
A diferença entre a pressão máxima de vapor do solvente puro e a pressão máxima de vapor do solvente em solução denomina-se abaixamento absoluto da pressão máxima de vapor. Com isso, é possível estabelecer a seguinte condição para as soluções: quanto maior a quantidade de partículas em uma solução, menor será a sua pressão de vapor.
O abaixamento da PMV depende da temperatura. Ao quociente entre o abaixamento da pressão máxima de vapor (DP) e a pressão máxima de vapor do solvente puro (PO) damos o nome de abaixamento relativo da pressão máxima de vapor. Este independe da temperatura, porque a variação desta provoca uma variação de DP e p, da mesma magnitude, não alterando o quociente, desde que o soluto seja não-volátil.

Formula da Tonoscopia:
?p = P2 ? P, onde:
P = pressão de vapor da solução P2 = pressão de vapor do solvente
  


Outras informações sobre Tonoscópico:

Palavras com 11 Letras
A Palavra Tonoscópico possui 11 Letras
A Palavra Tonoscópico possui 5 vogais - o o o i o
A Palavra Tonoscópico possui 6 consoantes - t n sc p c
A Palavra Tonoscópico ao contrário: Ocipócsonot
Busca reversa Onomasiológica por Tonoscópico
Visualize Tonoscópico

1 página - 1 Definição