Totemismo

2 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Totemismo é um Substantivo, masculino singular ;

Totemismo é um conjunto de idéias e práticas baseadas na crença da existência de um parentesco místico entre seres humanos e objetos naturais, como animais e plantas. O conceito refere-se a uma ampla variedade de relações de ordem ideológica, mística, emocional, genealógica e de veneração entre grupos sociais ou indivíduos específicos e animais ou outros objetos naturais, que constituem o totem. O termo deriva da palavra ototeman, do idioma dos índios algonquinos, do leste dos Estados Unidos. A raiz gramatical ote indica uma relação de sangue entre irmãos e irmãs, filhos da mesma mãe, que não podem se casar entre si.

Caracteriza-se a existência do totemismo em uma sociedade se ela é composta por um número identificável de grupos (clãs), onde cada grupo possui identificação com um determinado totem, e normalmente não pode haver migração de um membro de um clã para outro.
  


Conjunto de ideias e práticas baseadas na crença num parentesco místico entre os homens e animais, plantas, objetos ou fenômenos naturais, que constituem o totem.

Diz-se que há totemismo numa sociedade se esta for dividida num número identificável e aparentemente fixo de clãs, cada um dos quais tem uma relação específica com um totem animado ou inanimado; se um membro de um desses clãs não pode normalmente passar para outro; e se as pessoas que vivem na mesma localidade pertencem a diferentes clãs totêmicos.
  

Outras informações sobre Totemismo:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Totemismo possui 9 Letras
A Palavra Totemismo possui 4 vogais - o e i o
A Palavra Totemismo possui 5 consoantes - t t m sm
A Palavra Totemismo ao contrário: Omsimetot
Busca reversa Onomasiológica por Totemismo
Visualize Totemismo

1 página - 2 Definições