Tripeiro

3 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Tripeiro é um Substantivo, masculino singular ;

Vendedor de tripas;
Expressão popular dada aos naturais e/ou residentes da cidade do Porto (Portugal) e que os próprios assumem com grande galhardia.

Pode ter sentido pejorativo se FOR proferida pelos naturais de Lisboa, os alfacinhas, no ambito da grande rivalidade bairrista existente entre as populações das duas maiores e mais populosas cidades portuguêsas - Lisboa e Porto.
Ao certo não se conhece a origem da designação de "tripeiros" dada aos naturais do Porto. Pode resultar da gastronomia regional - prato tipico denominado de "TRIPAS" ou "TRIPAS À MODA DO PORTO" confeccionada a partir das tripas de vaca com feijão num guisado com feijão seco, do tipo manteiga e arroz branco, em oposicão bairrista a equivalente confecção gastronómica a que os "alfacinhas" denominas de "DOBRADA". Há quem se refira ao facto de a população do Porto ter reservado para sua alimentação as tripas dos animais enquanto dispensava a carne dos ditos às tropas que combatiam as invasões napolionicas, no inicio do século XIX - particularmente na 2ª invasão - Contudo rezam as "Cronicas Reais" da época, que já tal acto tinha sido praticado a quando das invasões castelhanas entre 1383 e 1385.

Vocábulo correntemente utilizado nos relatos de futebol para designar o FUTEBOL CLUB DO PORTO... ou quando este clube foi Penta Campeão de Portugal
  


1. Em Portugal o termo designa o habitante do Porto.

Aquele tripeiro é um famoso comerciante da região do Porto.
  

À falta no vosso index, sugiro que incluam tripeiro como sendo também habitante do Porto, Portugal, segundo reza a História de aquando das invasões francesas os naturais da cidade terem deixado para as tropas lusas a carne e tendo ficado com as tripas dos animais para sua própria alimentação.
Obrigado.
LG

Os tripeiros são do Porto e os alfacinhas de Lisboa.
Já agora, os do Maranhão são maranheiros?

Eh, eh!...
  


Outras informações sobre Tripeiro:

Palavras com 8 Letras
A Palavra Tripeiro pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Tripeiro possui 8 Letras
A Palavra Tripeiro possui 4 vogais - i ei o
A Palavra Tripeiro possui 4 consoantes - tr p r
A Palavra Tripeiro ao contrário: Oriepirt
Busca reversa Onomasiológica por Tripeiro
Visualize Tripeiro

1 página - 3 Definições