Tritão

6 Definições encontradas.

[Zool.]- Tritão é o nome comum dado a animais anfíbios, pertencentes à família dos Salamandrídeos com vários
gêneros (cerca de 14) e muitas espécies ( cerca de 70).
Estão presentes em toda Europa, Ásia, América do Norte e norte da África. Têm corpo semelhante aos lagartos, com 4 membros de tamanhos idênticos; podem regenerar partes do corpo perdidas ,como membros, olhos e maxilares.

Algumas espécies de tritão produzem toxinas (VIDE TOXINA) nas secreções da pele, como forma de se defenderem dos predadores.
  


[Mitol.]- Tritão é o nome de uma personagem da Mitologia Grega, um deus marinho, filho de Poseidon ( Netuno, na mitologia romana) e Anfritite. É retratado com cabeça e
tronco humanos e cauda de peixe Era um fiel servidor de seus pais e acalmava as águas dos mares para que a carruagem de Poseidon deslizasse em segurança.

Tritão era considerado um deus benígno.
  

[Astron.]- Tritão é o nome da maior lua (VIDE LUA) de Netuno. É possivelmente o astro mais frio do Sistema Solar, com temperatura de cerca de -- 235 º C. Foi descoberto em 1846 e deve seu nome a um personagem da Mitologia Grega.
Sua atmosfera é composta quase que exclusivamente de azoto, com mínimas quantidades de metano. É um dos poucos astros que apresentam atividade vulcânica, no momento.

Tritão foi melhor estudado com o auxílio da sonda espacial Voyager 2 , em 1989.
  


São seres mitológicos, assim como as sereias, são homens lindos com cauda de peixe que habitam o fundo dos mares.

Os sereios também são chamados de tritão.
  

1 - Na mitologia grega, é o deus do mar, filho de Poseidon e Anfitrite.
2 - Também se refere ao masculino de sereia, ou seja, criatura lendária com forma de humano da cintura para cima e de peixe da cintura para baixo.
3 - Nome popular de várias salamandras encontradas na Europa e Ásia.

O tritão tem cauda de peixe e rosto humano.
  


Tritão é o maior satélite do planeta Netuno, descoberto em 1846 por William Lassell. É o único satélite do sistema solar, que à semelhança de Vênus, tem órbita retrógrada em relação à do seu planeta-mãe, ou seja, no sentido leste-oeste. Tem um diâmetro de 2.700 Km contra 2.300 do planeta-anão Plutão e, como são muito parecidos em todos sentidos,parecem ter sido originários do mesmo cinturão de Kuiper. Sua superfície é composta de nitrogênio congelado, com uma crosta de gelo de água congelada e um núcleo substancial de rochas e metais, que responde por 2/3 de sua massa total. É das poucas luas do sistema solar geologicamente ativa, com crio-vulcanismo ( vulcões que expelem gelo ) e placas tectônicas. Parte de sua crosta é dotada de gêiseres que expelem nitrogênio líquido até uma altura de 8 Km. Tem uma atmosfera tênue de nitrogênio, com menos de 1/70.000 da pressão da atmosfera da Terra ao nível do mar.Possui ainda uma rotação sincrônica com Netuno, ou seja, como a nossa lua, tem sempre a mesma face voltada para o principal. Como Europa, satélite de Júpiter, parece ter um oceano de água líquida, abaixo da superfície de gelo, a temperaturas que podem suportar vida,pois produzidas pelas intensas forças gravitacionais de Netuno, que tem um núcleo muito substancial de ferro-níquel de altíssima densidade, mesmo estando à impressionante distância de 4.800.000.000 Km do Sol e com temperaturas de superfície muito próximas ao zero absoluto.Tritão é, portanto, um corpo raro e diferenciado em todo o sistema solar.

"A órbita retrógrada de Tritão em relação à de Netuno, é a prova cabal de que é um planeta-anão capturado do cinturão de Kuiper, nos confins do sistema solar".
  

Outras informações sobre Tritão:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Tritão possui 6 Letras
A Palavra Tritão possui 3 vogais - i ao
A Palavra Tritão possui 3 consoantes - tr t
A Palavra Tritão ao contrário: Oãtirt
Busca reversa Onomasiológica por Tritão
Visualize Tritão

1 página - 6 Definições