Trompa

2 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Trompa é um Verbo, presente do indicativo 3a pessoa singular de trompar;
Trompa é um Verbo, imperativo 2a pessoa singular de trompar;
Trompa é um Substantivo, masculino singular ;
Trompa é um Substantivo, feminino singular ;

Instrumento de sopro, da família dos metais. Muito antigo ( os egípicios já o conheciam). É muito importante na orquestra sinfônica moderna. É um instrumento dificílimo de tocar.
Significa chifre em outras línguas.

Ele toca trompa.
  


A trompa consiste num tubo metálico de 3,7 metros de comprimento, ligeiramente cônico, com um bocal numa das extremidades e uma campânula (ou pavilhão) na outra, enrolado várias vezes sobre si mesmo como uma mangueira, e munido de três ou quatro chaves, de acordo com o modelo.

O trompista acciona as chaves com a mão esquerda, e com a mão direita dentro do pavilhão ajuda a controlar o fluxo de ar dentro do instrumento, e é pela acção conjunta das chaves, da mão direita no interior da campânula, e do sopro (e, às vezes, sucção) do trompista que as notas são produzidas em diferentes alturas e timbres.

É um instrumento dificílimo de tocar: o trompista não só tem que ter um ouvido afinadíssimo e saber solfejar com precisão, como também tem que ter uma coordenação motora perfeita para controlar os músculos da mão direita e a própria respiração.

O timbre da trompa é o mais rico em harmónicos, assemelhando-se muito à voz humana. A mão dentro da campânula permite uma enorme variedade de timbres.

  

Outras informações sobre Trompa:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Trompa possui 6 Letras
A Palavra Trompa possui 2 vogais - o a
A Palavra Trompa possui 4 consoantes - tr mp
A Palavra Trompa ao contrário: Apmort
Busca reversa Onomasiológica por Trompa
Visualize Trompa

1 página - 2 Definições