Tronqueira

3 Definições encontradas.

Semelhante a uma cerca, tendo a finalidade de porteira, construída com três a quatro peças de madeira mais finas que os mourões, presas com quatro ou cinco fios de arame farpado ou liso. Uma das peças da extremidade deve ficar ajustada em meias-luas de arame,com possibilidade de girar em torno do seu eixo, e a que fica na outra extremidade seja possível encaixá-la nas meias-luas de arame (liso ou farpado) fixadas uma rente ao chão e a outra na parte superior do mourão da cerca.

O pai tinha pedido que não apertasse muito a meia-lua, para ficar mais fácil abrir a tronqueira.
  


Gostaria de acrescentar que os esteios que compõem a tronqueira são bem mais finos e em número de quatro no máximo, porque senão fica muito pesada e dificulta o manuseio. O esteio que permanece de pé, deve ser preso ao mourão de modo que gire em seu próprio eixo, e o que fica na outra extremidade, possa ser removido com facilidade, se encaixando numa meia lua de arame, de preferência liso.

O pai tinha pedido para que eu nao fizesse a meia lua muito pequena, senão ficava dificil abrir a tronqueira.
  

Esteios de madeira, ligados por arame (liso ou farpado), de construção simples e artesanal, utilizado em lugar das porteiras, que são mais caras, pesadas e necessitam de instalação mais preparada.
As tronqueira são utilizadas como contunuação da cerca, porém, nesta parte, os esteios não são fincados ao solo, permitindo sua abertura e fechamento sem necessidade de remendos.

O garoto abriu a tronqueira para passar o gado para o outro pasto.
  


Outras informações sobre Tronqueira:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Tronqueira possui 10 Letras
A Palavra Tronqueira possui 5 vogais - o uei a
A Palavra Tronqueira possui 5 consoantes - tr nq r
A Palavra Tronqueira ao contrário: Arieuqnort
Busca reversa Onomasiológica por Tronqueira

1 página - 3 Definições