Unívocos

11 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Unívocos é um Adjetivo, masculino plural de unívoco;

São os vocabulários que tem um só sentido. Ainda palavras pertencente ao jargão do profissional de Direito, e. g.: ab-rogar (revogar totalmente uma lei); derrogar (revogar parcialmente uma lei); ob-rogar (comtrapor uma lei a outra); repristinar ( revogar uma lei revogadora).

A codificação vale-se deles para descrever delitos e assegurar direitos, e.g.: furto (art 155, CP - Subtrair, para si ou outrem, coisa alheia móvel); roubo( art. 157, CP - Subtrair, para si ou para outrem coisa móvel alheia mediante grave ameça ou violência, depois de reduzir a resistência da pessoa); mútuo (art. 586, CC - empréstimo oneroso de coisa fungíveis); comodato (art. 579, CC - empréstimo gratuito de coisa não fungíveis).
  


Que só admite uma interpretação.

Algumas contas de matemática podem ter apenas uma
interpretação (unívoca), porém outras contas varia de pessoa para pessoa a forma de solucioná-la.
  

Que mantém o mesmo sentido em empregos diferentes.
Que tem a mesma natureza e som.
Que só pode ser interpretado de uma forma.

Na matemática unívoco diz respeito à correspondência entre dois conjuntos, na qual um elemento do primeiro conduz a um, e somente a um, elemento do segundo.
  


Que tem um só significado ou interpretação

"Atento sobretudo à dimensão ideológica da absorção da nomenclatura em regime político e econômico neoliberal, Pochmann insiste que a noção de classe média não é unívoca e sim heterogênea."
  

Que possui a mesma natureza, a mesma forma, aquilo que mantém o mesmo sentido mesmo ocorrendo em contextos e empregos distintos

Algumas contas de matemática podem ter apenas uma interpretação (unívoca), porém outras contas varia de pessoa para pessoa a forma de solucioná-la.
  


Que não admite senão uma definição ou denominação.

Não houve discussão porque esse termo é unívoco.
  

São os que contêm um só sentido.

A codificação vale-se deles para descrever delitos e assegurar direitos. Ex: furto (art. 155, CP - subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel); roubo ( art. 157, CP - subtrair, para si ou para outrem, coisa móvel alheia mediante grave ameaça ou violência, depois de reduzir a resistencia da pessoa).
  

Que só admite uma interpretação.

Que só admite uma interpretação é unívoco
  

1. Que possui um significado
2. Homogêneo
3. Que se aplica a diferentes objetos, mas com o mesmo sentido
4. [Gram.] Homônimo

"As pesquisas sociais são unívocas: cada vez menos jovens vão à paróquia ou se declaram católicos."
  

Define ser comum, homogêneo, integral, inequívoco, inconteste, único ponto de vista, visão inconteste, aceito por todos, que não permite outra interpretação, lógico, inalterado, aquilo originário de fontes distintas que produzem resultado idêntico, similar, incontestável, único, o que não tem contraditório, incontroverso.

Parmênides elevou seus ensinos até os mais altos pátios filosóficos, e a fama da loucura que o acompanhava serviu de égide e bastião para construir sua mais valiosa obra. Hoje é unívoco e inegável ser ele o mais respeitado pensador da influência da sociedade no comportamento afetivo e familiar do homem.
  

Outras informações sobre Unívocos:

Palavras com 8 Letras
A Palavra Unívocos possui 8 Letras
A Palavra Unívocos possui 4 vogais - u i o o
A Palavra Unívocos possui 4 consoantes - n v c s
A Palavra Unívocos ao contrário: Socovínu
Busca reversa Onomasiológica por Unívocos
Visualize Unívocos

2 páginas - 11 Definições