Urano

4 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Urano é um Substantivo, masculino singular ;

[Mitologia Grega] - Deus do Céu,filhoe esposo de Gaia, que com ela gerou os Ciclopes e os Titãs.

Urano também é o nome de um planeta do sistema solar.
  


Nome do planeta de nosso sistema solar, mais distante
da Terra.

O planeta Urano só foi descoberto há pouco tempo.
  

Sétimo e penúltimo planeta do sistema solar, depois que o nono e último, Plutão. foi rebaixado a planetóide. Foi descoberto por William Herschel em 1781. Ele dista, no seu periélio, 2.734.000.000 de Km do Sol e mesmo a essa distância enorme pode ser visto a olho nu.Tem cinco satélites de tamanho regular, em órbitas compactas em torno do principal, girando o mais distante deles, Oberon, a apenas 586.000 Km do planeta mãe. Os outros são Miranda, o mais próximo, girando a 130.000 Km do principal, Ariel, que gira a 192.000 Km e os demais, Umbriel (267.000 Km) e Titânia, o maior deles, com 1.000 Km de diâmetro, girando a 438.000 Km ( pouco mais do que a distância da nossa Lua à Terra ). Urano, se comparado à Terra, é um planeta gigantesco, basicamente gasoso, mas com um núcleo de ferro e rochas bem substancial, como Júpiter, Saturno e Netuno. Seu raio tem 4,1 vêzes o o raio da Terra e 67 vêzes o volume do nosso planeta. Seu período de rotação é muito próximo do da Terra e de Marte, com um dia de 25 horas. Seu diâmetro polar é de 51.300 Km contra os 12.714 Km da Terra, mas seu eixo de rotação é completamente anômalo, girando com uma inclinação axial de 97,92 graus, só perdendo para Vênus, que gira a 177 graus, fazendo com que seu eixo polar trabalhe na linha horizontal, obrigando o planeta a girar de lado.O Sol,visto de Urano, é apenas um ponto de luz, como Vênus visto da Terra. Pela sua distância, o Sol não é muito eficiente em aquecer Urano, que apresenta uma temperatura média de superfície de - 216C, somente 57 graus acima do zero absoluto. Não obstante, quando um dos polos se volta para o Sol no curso da revolução do planeta, este hemisfério fica 20% mais aquecido que o outro.É um planeta em as temperaturas polares são mais quentes que as do Equador, que lá, em todos os seus pontos, corresponde aos nossos polos.

"O nome Urano foi dado ao planeta pelo astrônomo alemão Johann Elert Bode ( 1747-1826 ), o mesmo que, junto com Titius, criou a lei de Titius-Bode, e também baseado na mitologia grega, como o dos demais planetas, sendo Urano o pai do céu e também pai de Saturno".
  


Urano é a personificação titânica do Céu, pai de Cronos, a personificação titânica do tempo e também de de Réia, chamada pelos romanos de Cibele ou Magna Mater. Cronos e Réia foram os pais dos deuses olímpicos, Zeus, Posseidon, Hades e Era.

Também foram filhos de Urano, o Oceano, que é a personificação titânica do Grande Oceano que circunda tudo e de Teia, a titânide que foi mãe do Sol, da Lua e do Amanhecer.

Urano foi o avô de vários deuses olímpicos.
  

Outras informações sobre Urano:

Palavras com 5 Letras
A Palavra Urano possui 5 Letras
A Palavra Urano possui 3 vogais - u a o
A Palavra Urano possui 2 consoantes - r n
A Palavra Urano ao contrário: Onaru
Busca reversa Onomasiológica por Urano
Visualize Urano

1 página - 4 Definições