Evando

Usuário desde 18-05-2008
Já enviou 873 Definições.

873. Coca

Coca era um barco vulgar na Europa entre os séculos XIII e XV, destinado ao transporte de passageiros em percursos fluviais, segundo a opinião de alguns investigadores e, para outros, era uma embarcação de carga e porte médios, e de origem nórdica. O barco foi pela primeira vez mencionado em 948 AC, em Muiden, próximo a Amsterdam. As primeiras embarcações desse tipo foram influenciadas pela Knarr (ou Knorr), uma embarcação viking usada para transporte de cargas.

Segundo documentos portugueses referentes ao movimento de barcos estrangeiros em portos nacionais, é na última acepção que aparecem referenciados. No convênio com o duque de Gênova, assinado em 1370, o coca aparece confundido com uma carraca; em 1297 é também referido um coca entre os barcos dos mercadores do Norte de Espanha que em Lisboa provocam um motim.

872. Picanço

Substantivo masculino.
Nome de algumas aves trepadoras do norte da Europa. Ave da família dos laniídeos.

871. Antivariólica

Primeira vacina desenvolvida com sucesso, em 1796. O desenvolvimento da técnica resultou da observação feita por Jenner que as raparigas que vendiam leite de vaca não eram atacadas pela varíola desde que tivessem sido anteriormente infectadas pela varíola bovina, o que mostrava que a a inoculação com varíola bovina, bem mais benigna, protegia contra a varíola.

870. Talude

Inclinação na superfície lateral de um aterro, de um muro ou de qualquer obra; rampa. Terreno em declive; escarpa.

869. Emboço

Em geral, a alvenaria recebe três camadas de acabamento - chapisco, emboço e reboco. O chapisco facilita a ancoragem do emboço. Por isso, a argamassa deve ter alta resistência mecânica. Com espessura entre 3 mm e 5 mm, o chapisco cobre a superfície com uma camada de argamassa fina, que torna a base áspera e aderente. Com espessura entre 1,5 cm e 2 cm (interno) e de 3 a 4 cm (fachada), o emboço corrige pequenas irregularidades, melhorando o acabamento da alvenaria e protegendo-a de intempéries. É produzido com argamassa mista (à base de areia, cal e cimento). O reboco, ou massa fina, tem cerca de 5 mm e é a camada final que torna a textura da parede mais fina para receber pintura. Pode ser substituído pela aplicação de massa corrida. Usa argamassa de areia e cal com granulometria bem mais fina que a do emboço, que pode ser preparada na obra ou industrializada. Aplicado com desempenadeira em movimentos circulares, tem tempo de cura em torno de 25 dias.

868. Zibelina

A zibelina (Martes zibellina) é de uma espécie de marta castanho-escura da Europa setentrional e partes do Norte da Ásia, um dos mais valiosos animais produtores de pele. Em algumas classificações, a zibelina é classificada dentro do gênero Mustela.

867. Louçã

Adjetivo
Enfeitado; adornado.
[Figurado] Belo; brilhante; muito bonito.
[Pejorativo] Janota; que se veste exageradamente elegante.
[Gíria] Doidice; loucura.

866. Cro-magnon

Nome que se dá aos restos mais antigos conhecidos na Europa de Homo sapiens, a espécie à qual pertencem todos os humanos modernos. Entretanto, há restos mais antigos de Homo sapiens na África. A designação não se enquadra totalmente nas formas convencionais de denominação dos hominídeos, sendo muito usada para designar, em sentido genérico, os povos mais antigos conhecidos na Europa que podem ser integrados entre os modernos humanos.

865. Longevo

Adjetivo.
1. Que ficou idoso.
2. [Figurado] Que tende a durar muito tempo; duradouro.

864. Longevidade

Particularidade ou característica de longevo: que está relacionado com a duração da vida: a longevidade das tartarugas.

863. Confabular

conversar amigável e despreocupadamente

862. Proto-humano

[Antropologia] diz-se do hominídeo que possuía algumas das características, mas não todas, do moderno Homo sapiens.

861. Ineludível

Adjetivo
Aquele que não pode ser iludido, que não cai nas artimanhas.

860. Sociobiologia

Sociobiologia é um ramo da biologia que se ocupa de analisar o comportamento social dos animais, usando conceitos da etologia, evolução, sociologia e genética de populações.

859. Arminho

[Zoo.] Pequeno carnívoro pertencente à Família dos Mustelídeos. É semelhante à doninha (Mustela nivalis), porém, possui uma cauda mais longa e uma linha que separa o dorso castanho do ventre branco ser sempre rectilínea, ao contrário da doninha em que é irregular.


59 páginas - 873 Definições