Layton hariett

Usuário desde 13-11-2021
Já enviou 2 Definições.

2. Redpillado

Definição:
Aquele que "tomou a 'red pill'" (metaforicamente). Aquele que julga ter encontrado a liberdade a
partir de uma visão que estaria para além do comum, que questionaria o comum ou buscaria as brechas para escapar daquilo que todos fazem ou que a sociedade e seus grupos estariam impondo como norma (ou que desejariam que fosse a norma).

Origem:
A expressão "redpillado" está ligada a uma das cenas do filme de ficção científica Matrix em que uma das personagens (Neo, interpretado por Keanu Reeves) recebe a proposta de escolher entre uma pílula azul ou vermelha para ingerir, sendo que a pílula azul manteria a personagem no mundo da Matrix, enquanto a pílula vermelha libertaria a personagem para "ver a realidade por trás da Matrix".

Contexto:
Socialmente, a expressão "redpillado" aparece em grupos ligados politicamente ao que se conhece como "alt right" (direita alternativa norte-americana), grupos de extrema-direita, conservadores, reacionários, anarcocapitalistas e todos aqueles que julgam ter encontrado uma verdade para além do mainstream.
No caso, a ideia de ser "redpillado" tem a ver com o julgamento de que o contato com "novas realidades", que nada mais são do que reproduções de discursos antigos pouco sustentáveis e muitas vezes fora de circulação por sua inadequação com os hábitos sociais (por exemplo, aqueles ligados ao racismo, machismo, visões políticas pseudofilosóficas ou sem sustentação científica) fariam com que os indivíduos questionassem o que está à sua volta. O problema dessa visão é que ela está ligada a grupos de visão majoritariamente estreita da realidade, principalmente aqueles que propagam ódio às minorias ou ao gênero feminino (por exemplo, grupos de Incels na internet ou mesmo movimentos como o MGTOW americano).

1. Peixe grande em lago pequeno

Aquele ou aquela que age de maneira soberba ou narcisista em uma situação ou local por não reconhecer que as facilidades ou ganhos que obtém nessas ocasiões são fruto da baixa qualidade do desempenho de seus concorrentes ou mesmo de facilitações existentes que tornam os ganhos ou facilidades irreais em um contexto mais amplo.


1 página - 2 Definições