x

Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar por e-mail Compartilhar no Telegram Compartilhar no Reddit

Governo Tankie Brasileiro

Usuário há 2 anos (desde 16-10-2022)
Já enviou 8 definições


8. Khrushchevismo

Khrushchevismo era uma forma de Marxismo-Leninismo que consistia nas teorias e políticas de Nikita Khrushchev e sua administração na União Soviética.

Mao Zedong reconheceu o "Khrushchevismo" como uma ideologia distinta e inicialmente de uma perspectiva positiva, embora mais tarde o termo tenha sido usado pelo Partido Comunista Chinês como um termo de escárnio contra a política da União Soviética.O Khrushchevismo envolve a rejeição do stalinismo e particularmente representa um movimento de afastamento da política stalinista, incluindo a defesa de uma tolerância mais liberal de algumas dissidências e desvios culturais, uma política e atitude de relações internacionais mais acolhedoras em relação aos estrangeiros e um repúdio à arbitrariedade stalinista e táticas de terror. O Khrushchevismo não foi apenas um fenômeno na União Soviética, como foi inicialmente admirado na China e não procurou modelar o estado marxista-leninista chinês em princípios desenvolvidos pelo Khrushchevismo; mas as disputas com a União Soviética acabaram com as relações amistosas entre Mao e Khrushchev.
Clique e continue lendo...


7. Socialismo Com Características Chinesas

Socialismo com características chinesas (chinês: ????????; pinyin: Zh?ngguó tèsè shèhuìzh?yì) é um conjunto de teorias políticas e políticas do Partido Comunista Chinês (PCC) que são vistas por seus proponentes como representando o marxismo-leninismo adaptado para Circunstâncias chinesas e períodos de tempo específicos, consistindo na Teoria de Deng Xiaoping, Três Representações (Jiang Zemin), Perspectivas Científicas sobre o Desenvolvimento (Hu Jintao) e o Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era. Nesta visão, o pensamento de Xi Jinping é considerado como representante das políticas marxistas-leninistas adequadas à condição atual da China, enquanto a teoria de Deng Xiaoping foi considerada relevante para o período em que foi formulada.

O termo entrou no uso comum durante a era de Deng Xiaoping e foi amplamente associado ao programa geral de Deng de adotar elementos da economia de mercado como meio de promover o crescimento usando o investimento estrangeiro direto e aumentar a produtividade (especialmente no campo, onde 80% da população da China viveu) enquanto o PCC manteve tanto seu compromisso formal de alcançar o comunismo quanto seu monopólio do poder político.Na narrativa oficial do partido, o socialismo com características chinesas é o marxismo-leninismo adaptado às condições chinesas e um produto do socialismo científico. A teoria estipulava que a China estava no estágio primário do socialismo devido ao seu nível relativamente baixo de riqueza material e precisava se engajar no crescimento econômico antes de buscar uma forma mais igualitária de socialismo, que por sua vez levaria a uma sociedade comunista descrita no Marxismo ortodoxia
Clique e continue lendo...


6. Marxismo Ortodoxo

O marxismo ortodoxo é o corpo do pensamento marxista que surgiu após a morte de Karl Marx (1818-1883) e que se tornou a filosofia oficial da maioria do movimento socialista representado na Segunda Internacional até a Primeira Guerra Mundial em 1914. Marxismo ortodoxo visa simplificar, codificar e sistematizar o método e a teoria marxistas, esclarecendo as ambiguidades e contradições percebidas do marxismo clássico.

A filosofia do marxismo ortodoxo defende que o desenvolvimento material (avanços da tecnologia nas forças produtivas) é o principal agente de mudança na estrutura da sociedade. Os marxistas ortodoxos acreditam que certos sistemas sociais (por exemplo, feudalismo, capitalismo e assim por diante) tornam-se contraditórios à medida que as forças produtivas se desenvolvem, resultando em revoluções sociais em resposta a essas contradições crescentes. Essa mudança revolucionária é o veículo para mudanças fundamentais em toda a sociedade e, em última análise, leva ao surgimento de novos sistemas econômicos.

No termo marxismo ortodoxo, a palavra "ortodoxo" refere-se aos métodos do materialismo histórico e do materialismo dialético ? e não aos aspectos normativos inerentes ao marxismo clássico, sem implicar adesão dogmática aos resultados das investigações de Marx.

Um dos mais proeminentes proponentes históricos do marxismo ortodoxo foi o teórico tcheco-austríaco Karl Kautsky.
Clique e continue lendo...


5. Marxismo Clássico

O marxismo clássico refere-se às teorias econômicas, filosóficas e sociológicas expostas por Karl Marx e Friedrich Engels em contraste com os desenvolvimentos posteriores no marxismo, especialmente o marxismo-leninismo.
Clique e continue lendo...


4. Titoísmo

Titoísmo é uma filosofia política mais intimamente associada a Josip Broz Tito durante a Guerra Fria. Caracteriza-se por uma ampla identidade iugoslava, autogestão dos trabalhadores, separação política da União Soviética e liderança no Movimento dos Não-Alinhados.

Tito liderou os partisans iugoslavos comunistas durante a Segunda Guerra Mundial na Iugoslávia.[3][4] Após a guerra, surgiram tensões entre a Iugoslávia e a União Soviética. Embora essas questões tenham diminuído com o tempo, a Iugoslávia ainda permaneceu relativamente independente em pensamento e política. Tito liderou a Iugoslávia até sua morte em 1980

Hoje, o termo "titoísmo" às vezes é usado para se referir à Iugo-nostalgia, um desejo de restabelecimento ou renascimento da Iugoslávia ou Iugoslávia pelos cidadãos dos estados sucessores da Iugoslávia.
Clique e continue lendo...



3. Pensamento Ho Chi Minh

O Pensamento Ho Chi Minh (em vietnamita: T? t??ng H? Chí Minh) é uma filosofia política que se baseia no marxismo-leninismo e na ideologia do revolucionário vietnamita Ho Chi Minh. Foi desenvolvido e codificado pelo Partido Comunista do Vietnã e formalizado em 1991. O termo é usado para cobrir teorias políticas e políticas consideradas como representando uma forma de marxismo-leninismo que foi adaptada às circunstâncias e história vietnamitas. A ideologia inclui pontos de vista sobre as questões básicas da Revolução Vietnamita, especificamente o desenvolvimento e aplicação do marxismo-leninismo às condições materiais do Vietnã.

Embora a ideologia tenha o nome do revolucionário e presidente vietnamita, ela não reflete necessariamente as ideologias pessoais de Ho Chi Minh, mas sim a ideologia oficial do Partido Comunista do Vietnã.

Tal como acontece com o pensamento de Mao Zedong, o núcleo do pensamento de Ho Chi Minh é a crença de que o campesinato é a vanguarda revolucionária nas sociedades pré-industriais e não o proletariado.

O pensamento de Ho Chi Minh está enraizado em: marxismo-Leninismo; ideologia e cultura tradicional vietnamita; pensamento cultural oriental; confucionismo, budismo; ideologias ocidentais, especificamente filosofia política francesa e americana; a moralidade pessoal de Ho Chi Minh
Influência do Confucionismo
Ho Chi Minh, filho do erudito confucionista Nguy?n Sinh S?c, estudou o confucionismo ao longo de sua vida e foi um forte crítico da ética e dos ideais confucionistas. Apesar dessa crítica pública, os estudiosos argumentam que o confucionismo permaneceu parte tanto da ideologia pessoal de Ho Chi Minh quanto do pensamento de Ho Chi Minh. Em particular, observou-se que a moralidade confucionista e o princípio de auto-cultivo são uma parte central da plataforma do partido e da ideologia do Pensamento Ho Chi Minh. O Partido Comunista do Vietnã rejeita isso, argumentando que essa interpretação é uma distorção do registro histórico de Ho Chi Minh e do Partido Comunista do Vietnã.[13]

Resumindo 30 anos de estudo do confucionismo, Ho Chi Minh concluiu:

O lado bom do confucionismo é a lição da ética pessoal. O lado bom do cristianismo é a nobre benevolência. O lado bom do marxismo é o método dialético. O lado bom de Sun Yat-sen é que seu pensamento está adaptado às condições concretas do Vietnã. Confúcio, Jesus, Marx e Sun Yat-sen buscaram a felicidade e o bem-estar da sociedade. Se ainda estivessem vivos hoje, certamente estariam conversando. Acredito que viveriam em perfeita harmonia como bons amigos. Estou tentando aprender com eles como um estudante aplicado.
Clique e continue lendo...


2. Husákismo

Husákismo (checo: husákismus; eslovaco: husákizmus) é uma ideologia ligada ao político Gustáv Husák da Checoslováquia comunista que tem dois significados diferentes e foi usado pela primeira vez por Karol Bacílek para denunciar o alegado "nacionalismo burguês" de Husák na década de 1950.
Clique e continue lendo...


1. Tankie

Tankie é um termo pejorativo que originalmente se referia aos membros do Partido Comunista da Grã-Bretanha que seguiam a linha do Kremlin, concordando com o esmagamento da Revolução Húngara de 1956 e mais tarde da Primavera de Praga pelos tanques soviéticos; ou mais amplamente, aqueles que seguiram uma posição pró-soviética tradicional. Mais recentemente, o termo retornou como uma gíria da internet, usado por membros da esquerda antistalinista e socialistas democráticos, referindo-se a posições da esquerda autoritárias ou linha-dura, que defendem ou negam erros e crimes cometidos por líderes ou países autoritários de esquerda.
Clique e continue lendo...




1 página - 8 resultados