Wanderlei salvador

Usuário desde 26-12-2008
Já enviou 57 Definições.

57. Xará

O termo deve ser grifado como Xará, com a letra x. Significa aquele que tem o mesmo nome. Tambem significa amigo.

56. Encrenca

Sinônimo de coisa ruim, confusão, situação difícil, estorvo, embaraço. Desordem, disputa ou briga. A palavra tem origem no idioma alemão. Uma curiosidade na Língua Portuguesa do Brasil. Quando começou a imigração judaica da Europa oriental para o Brasil em finais do século XIX, princípios do século XX, algumas mulheres dedicaram-se à profissão a que se usa qualificar de ?mais antiga do mundo. Nessa época as doenças venéreas eram muito comuns. Então, quando se aproximava um cliente que alguma já conhecia como portador do mal, ela avisava as outras em yiddish, a língua judaico ? alemã, que falavam entre si: ?Ein Krenk? (uma doença ou um doente). Daí ficou ?encrenca?.

55. Guacepa

Um cachorrinho, ou um cão vira-lata.

54. Trubisco

Significa uma coisa, algo sem muita significação, um objeto qualquer.

53. Jus sperniandis

Se pronuncia: "Iús Sperniândis". Expressão latina que não existe de fato, mas foi criada nos meios acadêmicos por estudantes de Direito e empregada atualmente até por professores da área, apenas no meio estudantil. Não é escrita e não existe no mundo jurídico. É uma forma de dizer que a coisa ou fato está "esperneando" ou terminando, concluindo ou definhando.

52. Rosilho

Espécie de cavalo de cor arrozada, (rosada). Termo utilizado no sul do Brasil para definir a cor e raça do cavolo, ou somente um cavalo, dependendo da região.

51. Mouro

Relacionado aos "Mouros", - Árabes - é uma palavra que significa uma espécie ou raça de cavalo muito apreciado, principalmente nos estados do Sul do Brasil

50. Edil

Significa Vereador. Vem do Lastim - aedīlis curules - eram eleitos na Roma antiga. Foram conquistando posições e atualmente a edilidade é o representante da vereança nas camaras municipais do Brasil.

49. Moagem

Serve para designar uma tafira, taxa ou valor cobrado pelo serviço de moer grãos( de milho, trigo ou arroz). É uma troca de produto, que pretende estabelecer uma proporção monetária. "A moeagem" é o ato de retirar uma parte da farinha, pelo preço que se cobra para moer o grão. Esta quantia fica para o engenho.

48. Caçarola

É uma panela de ferro usada com frequencia em todo o Brasil, especialmente nas comunidades do interior e periferia das cidades.Serve para cozinhar alimentos, esquentar água para uso doméstico e fazer remédios. Normalmente é de ferro, com tampa.

47. Ao leo

Significa uma coisa que não tem finalidade, que não faz sentido, ou que não serve pra nada. A frase é associada a uma coisa desnecessária, inútil, ser finalidade ou serventia. É uma frase dita ao vento.

46. Cambão

É uma peça de madeira colocada para separar dois bois numa canga. A parte superior da peça é fixada na canga ( que fica sobre o pescoço dos animais) e a parte inferior tem na sua extremidade uma junção onde pode ser colocado cordas, correntes ou tiras para fixar numa zorra, num carro de bois, numa "balança" . Normalmente o cambão tem um ferrão na extremidade inferior, que serve para fixar numa tora, e serve para tirar a madeira do mato, puxada por juntas de bois.

45. Prateleira

Como sugere o nome, é uma peça ou conjunto de peças que serve para acondicionar pratos. Não tem gavetas. Normalmente utilizada em cozinhas, tambem se coloca outros objetos domésticos. Atualmente, se pode dizer que prateleiras são usadas em todos os comodos, mesmo escritórios, lojas, depósitos, galpões, barcos, repartições diversas.

44. Xerocar

Fazer uma fotocópia em máquina da empresa xerox. O termo acabou sendo sinônimo de fotocópia.

43. Canha

Canha, tambem é uma peça de ferro fundido ou de aço, utilizada principalmente nas serrarias. Tem semelhança da uma letra C. É colocada na ponta do espeque, - Uma vara de madeira muito forte - e tem uma ponta que fixa na tora de madeira roliça. O manuseador do espeque ajeita as madeiras sobre o estaleiro da serraria, ou no depósito, ou ainda, sobre as cargas de caminhões. É trabalho artesanal e muito pesado.


4 páginas - 57 Definições