George H.F.M.

Usuário desde 18-03-2009
Já enviou 3 Definições.

3. à toa

Expressão popular que indica o estado daquela pessoa que se encontra ao léo, sem um rumo definido. Tal palavra, usado por analogia nas circunstâncias acima, na verdade refere-se a uma grossa corda usada no reboque de pequenas embarcações, por uma maior. A embarcação menor é levada pela maior e não tem um rumo próprio, sendo conduzida "à toa" .

2. Oito ou oitenta

A expressão oito ou oitenta popularizou-se devido a um programa de mesmo nome, veiculado em meados da década de 70 pela extinta TV Excelsior, onde candidatos escolhiam um determinado tema e eram sabatinados com perguntas que atribuiam notas 8 ou 80 conforme erro ou acerto, saindo vencedor aquele que acumulasse maior número de acertos, recebendo um prêmio em dinheiro. O mais célebre participante do programa foi Clodovil Hernandes, que demonstrou profundo conhecimento sobre uma artista de cinema, de quem era fã, e sua vitória possibilitou-lhe angariar os fundos necessários para montar seu ateliê e lançar-se no mundo da moda.

1. Biquini

Peça do vestiário feminino composta por duas peças, uma destinada a cobrir os seios e outra a genitália, confeccionada em material apropriado para o uso ao sol e na água. A origem da palavra se deve ao uso que passou a se fazer do comentário de um jornalista americano, em meados da década de 50, quando referiu-se a esta vestimenta que surgia como inovação do maiô de uma peça única, cuja exposição da barriga e maior parte do corpo feminino em público, de tamanho escândalo, causaria uma comoção e abalo social como os tremores de Bikini. Referia-se o jornalista ao o atol de Bikini, no arquipélago das ilhas Marshall, onde os EUA promoveram experiências com detonação nuclear sobre uma frota de navios. Com o tempo perdeu-se a noção da origem etimorfológica da palavra, o que gerou a impressão de que a expressão biquini referia-se tão somente a duas peças de vestiário, justificando então malabarismos como nominar a utilização do mesmo vestiário, sem a parte de cima, como monoquini.


1 página - 3 Definições